Musicas Completas

 Musicas Completas




sexta-feira, 28 de março de 2008

A batalha das células-tronco

Texto retirado do site Época!


O que está em jogo no Supremo Tribunal Federal é mais que o destino dos embriões. É o futuro da ciência médica no Brasil
Cristiane Segatto

Nas próximas semanas, o supremo tribunal Federal vai decidir se as pesquisas com embriões podem ou não ser realizadas no Brasil. Elas foram autorizadas pela Lei de Biossegurança aprovada há dois anos pelo Congresso e sancionada pelo presidente Lula. Mas o subprocurador-geral da República, Claudio Fonteles, considera que o artigo da lei que permite a manipulação de embriões é inconstitucional. Segundo ele, o texto seria um atentado contra o direito à vida. É isso que os ministros da mais alta corte da Justiça brasileira terão de julgar. O que está em jogo é mais que o destino dos embriões. É o futuro da ciência médica brasileira.
Se o país quiser entrar para o bloco de nações que investem numa das áreas mais promissoras da ciência atual - a exemplo de Estados Unidos, Reino Unido, Israel, China e Alemanha -, vai precisar livrar-se das amarras jurídicas que impedem a liberdade de pesquisa. Os cientistas estão longe de encontrar tratamentos a partir de células-tronco embrionárias, mesmo nos países que fazem pesquisas há muito tempo. Mas, se o Brasil não começar a formar mão-de-obra, provavelmente a população não terá acesso aos primeiros produtos da medicina regenerativa. Em tese, as células-tronco embrionárias têm o potencial de se transformar em qualquer tipo de tecido. Por isso, poderiam levar ao desenvolvimento de terapias para doenças genéticas, lesões medulares e mal de Parkinson, entre outros problemas.
O horizonte é vasto, mas a realidade é dura. O cultivo dessas células é difícil. Os cientistas estão nos primeiros passos. Ao trabalhar com elas em laboratório, eles podem, por exemplo, estudar como uma célula sem função específica se torna um neurônio durante o desenvolvimento embrionário. Não é pouco. Mas ainda falta muita ciência básica antes do primeiro tratamento. "Antes de curar alguém, as células-tronco embrionárias vão nos ensinar muito sobre a biologia humana", diz a geneticista Lygia da Veiga Pereira, da Universidade de São Paulo.
Antes de decidir se o Brasil deve ou não entrar nesse campo, os ministros do STF terão de entender que tipo de embrião interessa à ciência. É o da foto abaixo. Ele tem cinco dias, cerca de 150 células, e mede meio milímetro. Na sexta-feira, os ministros do STF ouviram os argumentos dos defensores e opositores das pesquisas. Foi a primeira audiência pública na história da casa fundada em 1828. A inovação foi obra do ministro Carlos Ayres Britto. Ele decidiu convocar a audiência por considerar que o tema é excessivamente técnico e conflituoso demais para ser decidido solitariamente pelos 11 ministros.
As discussões giraram sobre dois pontos: quando começa a vida e a partir de quando ela deve ser protegida pelo Estado. "Claro que o embrião é uma forma de vida. O que temos de definir é em que estágios da vida humana nossa sociedade vai permitir interferências", diz Lygia. Em geral, essas decisões são arbitrárias, pragmáticas. Um exemplo é a adoção do critério de morte cerebral. Na maior parte dos países, ela marca o final da vida de uma pessoa, apesar de o coração continuar batendo. O Estado decidiu que, quando a atividade cerebral cessa, o indivíduo é considerado morto e pode ter os órgãos extraídos para transplante.
Os defensores das pesquisas querem que o mesmo critério seja adotado para o caso dos embriões. Se a morte ocorre quando cessa a atividade do cérebro, seria lícito dizer que a vida começa quando as terminações do cérebro começam a se formar. O que a Lei de Biossegurança permitiu foi o uso de embriões congelados há mais de três anos. A maioria deles é considerada inviável. São embriões de má qualidade, que não teriam chance de sobrevivência mesmo que fossem implantados no útero.
Esse argumento não convence os opositores das pesquisas. "Não dá para saber com certeza se um embrião é inviável ou não. Se é viável, aquilo é uma vida e tem de ser protegida", afirma a médica Alice Teixeira Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo. Alice faz parte do grupo indicado por Claudio Fonteles para depor na audiência contra as pesquisas. Para ela, a vida começa na concepção e deve ser defendida desde então. "Todo livro de embriologia de mamíferos diz que a vida se inicia na concepção. Sabemos disso desde 1827", afirma. Argumentos como esse já foram usados contra técnicas de reprodução assistida e transplantes. Mas não impediram sua adoção pela sociedade.

ESTE É O EMBRIÃO QUE ESTÁ EM DISPUTA






Ele tem cinco dias
Tem cerca de 150 células

• As células ainda não assumiram funções específicas• Elas têm o potencial de virar qualquer tipo de tecido• Os cientistas já conseguiram transformá-las em células nervosas, de sangue, do músculo cardíaco, de cartilagem etc.• Mas ainda não surgiram tratamentos a partir de células-tronco embrionárias


Foto: SPL/Latin Stock
Poste seu comentário e espere pela sua nota!

103 comentários:

Anônimo disse...

Aluna:Jéssica Paganotti
2ºA
Como vimos no texto as células-tronco , são obtidas à custa da vida de um embrião.De acordo com uma pesquisa que fiz a respeito do conflito ético que isso gera, Francis Collins, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas do Genoma Humano, dos Estados Unidos, disse: “É um exemplo típico de colisão entre dois princípios muito importantes. Um deles é o da santidade da vida humana e o outro a nossa forte obrigação, como seres humanos, de aliviar o sofrimento e tratar doenças terríveis . . . Muitos acham, penso eu que com boa razão, que esse tipo de pesquisa está tomando liberdades com o conceito da santidade da vida humana, por manipular células derivadas de um embrião humano.”
Mas se as células-troncos são formadas por embriões vivos,é totalmente inaceitável tirar uma vida tentanto salvar outra.Até pq as pesquisas nem tem resultados suficientes de que realmente dará certo,sem contar o elevado custo que seria para uma pessoa fazer esse tipo de tratamento.E existem vários riscos à saúde para essa medicina regenerativa.Por exemplo a rejeição de tecido estranho pelo sistema imunológico do receptor.Por tanto eu não apóio essa idéia até pq podemos estar certos: nenhuma terapia concebida pelo homem eliminará as doenças e a morte.

Anônimo disse...

Amanda Lima Silveira
1ºC
Eu nao tenho uma opinião ainda formada se sou contra ou afavor as celulas-troncos .
eu tenho alguns argumentos prós e contra as celulas- tronco:
Prós :
*Elas pode ajudar muitas pessoas com doenças incuravel.
*Pode avançar 30 anos os estudos brasileiros .
*É feito com com embrioes que se nao for usado sera descartado e usam tambem o cordao bilical.
Contra:
#Por que pode ter pessoas mal entenssionadas que pode fazer o ovulo feminino e um espermatozoide masculino se facundare so pra tirarem as celulas mae do embriao ,assim tirando uma vida (muitos dizem que so é vida depois de alguns dias mas se enganam porque aparti de que o ovulo e o espermatozode se fecunda ja tem uma vida ).
Esse assuto depende muito de cada pessoa das imfomaçoes que elas recebem pra mim eu quero que seja feito o que for melhor pra todo mundo que ninguem saia prejudicado(a) nesse proceso cientifico todo.

Anônimo disse...

Aluno: André A. G.Martins
n°: 03
1°A
Sou a favor das células tronco sim.
Acho que isso pode ajudar a raça humana. Por que isso pode nos ajudar a tratar de várias doenças terríveis... que antigamente eram incuráveis, e hoje com o auxílio das células tronco podem ser tratadas com sucesso! Mais também tem o seu lado ruim, pq pode conter riscos á saúde...
Por exemplo a rejeição de tecido estranho pelo sistema imunológico da pessoa que vai receber a célula!
Mas também apoio a frase q diz q "nenhma terapia criadad pelo homem acabará com as doenças e a morte!

Unknown disse...

Marcelo giavarotti n:23 1ªA

Eu ainda não tenho um opinião critica sobre esse assunto,mas o meu parecer é que a células troncos podem nos ajudar em diversos pontos podem avançar 30 anos a ciencia brasileira como tambem pode ajudar em doenças incuraveis

Unknown disse...

Inúmeras pessoas se contradizem na utilização de células-tronco,por não saber devidamente do assunto preescrito,onde cada qual expõem e defendem seus conceitos,proporcionando um patamar de rivalidades:ciência versos vida.
Não se trata de uma verdade de fé,e sim de uma verdade que a razão é capaz de reconhecer.
Será que as experências com células-tronco estão sendo consideradas por alguns,como mercadorias de venda e troca?
Um ser humano não pode ser de modo algum comparado como um meio, para qualquer fim,nem que este fim possa aumentar o tempo de vida de seus semelhantes.
Acreditamos que a finalidade científica seja de boa intenção,a questão econômica disperta interesses.Entretanto como já havíamos citado o embrião não pode vir,a se tornar,algo de manipulação jurídica.
Todos possuimos mentalidade diferentes,cada qual expõe suas opiniões.Vida e morte,são motivos de discussão,semeisam violência e brutalidade,porém,deve-se preservar a dignidade "HUMANA"!!!

Nomes:Adrielly Romão
Franciele Rodrigues
Stéfani Quevedo
n°:01,10,25.
Professor: Rodrigo

Unknown disse...

Na minha opinião, deve ser autorizado o uso de células-tronco para pesquisas, e consequentemente,
para curar as pessoas com doenças degenerativas. O embrião ainda não está totalmente formado, então é melhor usá-lo para curar uma pessoa que já tem sentimentos e tem quem sentirá sua falta do que um embrião que, depois de toda discussão, não sabemos nem se é viável ou inviável. Então devemos arriscar e tentar ajudar, pois qualquer cura, só é descoberta, através de muitas pesquisas!!

Alunos:Reginaldo n°23
Ricardo n°24
Série:2°B matutino

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bryan- disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bryan- disse...

Bom , eu sou a favor do uso das células troncos sim!
isso pode ser a cura de milhões de pessoas que tem doenças degenerativas aliviando o sofrimento dessas pessoas ,pois essas células podem originar outros tipos de células e promover a cura de diversas doenças como o câncer, o Mal de Alzeimer e cardiopatias.
bom acredito que a ciência ira fazer disso uma boa intensão , sem querer prejudicar a ninguém , mais sim ajudar.
já que o embrião não está completamente formado , não seria nada de desumano poder usar essas células para ajudar seu semelhante.
Na sua opnião , eh mais facil vc perder um ente querido ou apenas um embrião desconhecido ?!
Bom respeito muito a posição da igreja, mas ela poderia intervir soh se a ela conseguir arranjar uma cura para tudo isso , ela poderia realiza-la e descartar o uso dessas células.

Bryan
Nº09 3°a


obs : esse assunto vai gerar muita polêmica! ( jah ta causando =P)
e por favor , essa fotinha do blog tah zuada heim!...hAOHEOIAHuhasuh

Anônimo disse...

Eu sou totalmente a favor do uso das células troncos nas pesquisas, para futuras descobertas de curas sobre doenças degenerativas.
Se o que se discute é a vida, temos que pensar naquelas que já despertaram sentimentos na sociedade, não em um embrião que não esta nem formado ainda e que nem se sabe se terá vida ou não, este embrião poderá salvar varias vidas, sem contar no avanço medicinal que trará ao Brasil.
Temos que sempre pensar na vida em primeiro lugar, e neste caso temos que pensar na vida que já esta lançada ao mundo e necessita de ajuda que só este embrião (que não esta nem formado ainda, nem se sabe se terá vida ou não) poderá salva-la.
O futuro depende do hoje, se não for feitas pesquisas, a cura jamais vira a tona, temos sim que utilizar essas células para salvar vidas já existente. Isso não seria impedir um embrião de nascer e sim permitir que o que já tem vida continue viver.

Aluna: Auriane Campos Carrijo
Serie: 3º ´´A``

Anônimo disse...

Sobre as células tronco abriu-se uma discussão que separa as opiniões dos cientistas com a igreja. Também existem as pessoas que estão contando com os resultados dessas pesquisas que, pessoas que precisam e ainda tem esperanças de voltar a andar ou se curar de outras enfermidades, minha opinião é que essas pesquisas devem continuar pois talvez um dia eu também possa precisar.

Mario Henrique Lopes Nº27 serie: 3º ``A´´

Anônimo disse...

ederson 2a eu achei um a boa ideia aprovarem essa pesquisa sobre celulas tronco talvez isso podera salvar vidas guardando embrios humanos isso sera uma boa ideia para o futuro

Anônimo disse...

ALUNO:CHRISTIAM
2ºA
EU SOU A FAVOR DISSO, PORQUE ISSO AJUDA A SALVAR AS PESSOA QUE PRECISAM DE MEDICINA MAIS AVANÇADA.ISSO IRIA CONTRIBUIR MUITO PARA O BRASIL SE CONTINUASSEM COM ESSA PESQUISA.

Unknown disse...

eu sou a favor das células troncos;
pois com elas varias doenças poderam ser curadas;
É o futuro da ciência médica brasileira.
Elas têm o potencial de virar qualquer tipo de tecido• Os cientistas já conseguiram transformá-las em células nervosas, de sangue, do músculo cardíaco, de cartilagem etc.

aluna: Ingrid R. da silva n:10
serie: 2a

Anônimo disse...

eu sou a favor das células troncos;
pois com elas varias doenças poderam ser curadas;
É o futuro da ciência médica brasileira.
Elas têm o potencial de virar qualquer tipo de tecido• Os cientistas já conseguiram transformá-las em células nervosas, de sangue, do músculo cardíaco, de cartilagem etc

aluna: Ingrid R. da silva n:10
serie:2a

Unknown disse...

Na minha opinião, as células tronco vão ser um benefício pois irão ajudar na prevenção do mal de parkinson, por exemplo. A Igreja acha que os cientistas, fazendo isso, estariam "matando" uma vida, mas nao é bem assim, não estariam "matando" exatamente, os cientistas vão ajudar a evitar outras mortes!!!

Eu sou totalmente à favor das pesquisas com células-tronco e acho que vai ser um benefício para todos, e nosso país deixaria de ser subdesenvolvido e chegar perto da qualidade científica de outros países.

Anônimo disse...

Eu acho que as pesquisas de células tronco devia ser permitida com o cordão bilical,mais muita gente não concorda principalmente a igreja que é totalmente contra.Eu acho q tirar a vida de uma para dar a outro é meio confuso para a cabeça das pessoas pelo fato de algumas não terem informações suficientes para crer que isso seja bom para a humanidade.POR INQUANTO SOU CONTRA ,MAIS SE ME PROVAREM O CONTRARIO POSSO ATE SER A FAVOR


NOMES:Renan e Claudio
1°C

Anônimo disse...

Aluno: Glauber de Freitas Lima
Nº 08 Turma:2ºA
Apesar do açao das céluas-tronco embrionaria serem muito benéficas , eu acredito que que essa prática nao pode acontecer.Pois estará interrompendo o processo de vida de um ser. Muitos países praticam eutanásia, pelos pacientes estarem em estado vegetativo, mas eles só praticam isso por terem certeza que o paciente jamais voltará a vida normal. Ou seja, se sabemos que um ser ( mesmo que ainda nao esteja considerado "vivo" ), após se desenvolver, terá uma vida completa, normal e sadia, estaremos é cometendo um crime.
Portanto, considero essa prática , além de ilegal, desumano.

Unknown disse...

As pesquisas com celulas tronco
se realmente forem utilizados
embrioes como aquele que tem na foto,
acho que não tem problema, nem haverá , pois já são considerados inúteis para a concepção de uma vida,eu concordo com a pesquisa com celulas trono desde que não interfiram na geração de uma vida.
Não concordo que uma vida so exista quando o cerebro está formado, apesar de que se um feto é diagnosticado com o cerebro "morto", ele seja digamos assim descartado.
Se a pesquisa so ocorrer com esse tipo de embrioes eu espero que o congresso seja justo, pois o Brasil não pode continuar tão atras em todos os tipos de pesquisas, principalmente as que tem relação com uma que talvez salve muitas e muitas vidas.
Fran C. Teza 3º A

Anônimo disse...

Sim,concordo essas celulas ira ajudar muitas pessoas com problemas fisicos e também as pessoas com doenças gravissimas.

Unknown disse...

Estamos passando por uma intensa e grande polêmica, que as células-tronco estão causando. Pessoas criticam o uso do mesmo, outras lutam pelo seu uso. Idéias religiosas e científicas, mas como saberem quando exatamente se inicia uma vida? Uma pergunta sem reposta, diga-se de passagem, todos temos um conceito sobre isso. Pessoas que sofrem de doenças de paralisia, então lutando por esse “tratamento” ou “cura” que as células-tronco poderá trazer pras pessoas.
Essas doenças que se causaram por causa de acidentes, doenças mentais e coisas do tipo, tomaram a expectativas mais lúcidas, fazendo que essas pessoas acreditem que possam andar novamente, curadas.
Mas estamos em um dilema, onde ninguém sabe a resposta. Afinal onde e em que momento se inicia uma vida? Após a união do gameta masculino como gameta feminino, após isso já existe vida? Ou será quando esse feto começa a ganhar elementos que tornará ele lúcido?
Dúvida que ninguém sabe a resposta. Porém, tomaremos isso mais fácil á compreensão do mesmo, podemos dizer que quando falamos de células-troncos estamos referindo a gametas de indivíduos que não o necessitam mais, não os gametas que foram originalizado por relações sexuais.
Portanto, devemos dar a oportunidade de pessoas que desde seu nascimento sofram por esse mal. As autoridades devem olhar pro ponto de vista, que torne mas digno a pessoas que sofreram muito em sua vida.


Eiita assunto difícil..
Hehehe...


Nome: Thalyson Silfer
Nº: 32
Série: 3º A

Ate mais Profº

Anônimo disse...

Aluno:Willian Fagundes Ferreira
N°:27 Turma:2°B
A primeira coisa que irei dizer é que esse é um assunto complicado de se comentar,pois trata-se de um questão extremamente polemico,apesar disso eu ja tenho a minha opinião,eu sou favorávrel a pesquisa e utilização das células tronco como meio de salvar vidas,mas como as pesquisas ainda não estão concluidas é bem possivel que elas demorem para se tornem um tratamento concretizado na recuperação de pacientes com doenças genéticas,lesões medulares e mal de Parkinson. Espero que as células tronco se tornen uma terapia o mais rapido possivel pois essas não esperam.

Anônimo disse...

As celulas tronco e um estudo muito eficaz em alguns tratamentos para a cura de pessoas com algumas doenças relacionadas ao cancer entre outras terao uma nova chance de vida que se nao fosse esse metodos seriam chances quase impossiveis .As celulas tronco sao obtidas por um embriao de uma vida que esta a vir ao mundo e da a chance de cura para uma pessoa que pode estar em fase terminal.Esperamos profundamente que essa nova tecnica venha a gerar novas esperanças e que venha a ser eficaz pois pessoas teram direito a uma nova vida e mais uma chance para sonhar.


By:nathalia ribeiro,aline angelo,nataly salomao,yasmin rios.
serie:2anoB

Unknown disse...

A celula tronco é um atentado contra uma vida sim,mas a celula tronco ajuda tambem com as curas das doenças.Parece melhora nosso estudos.MAs poruqe eles nao peguam aqueles embriam que fica las clinicas para a fertilizaçao,poruqe de 100% no maximo 15% deles.
Eu ainda nao tenho minha opinao se certa ou nao.

ALunos:GEuza E Dener
Seria:1ªA

Unknown disse...

Eu sou contra,porque o embrião é uma vida sendo gerada,e isso vai cotra as leis de Deus, e existem tantas outras formas para achar a cura para outras doenças e tantos outros métodos para desenvolver outras pesquisas.O unico que tem poder e autoridade para dar ou tirar uma vida é Deus.

Unknown disse...

Eu sou contra,porque o embrião por mais que seja pequeno e para alguns seja insignificante e do tamanho do pingo do I é uma vida,e não tem preço.E eles poderiam tentar achar outros meios de cura e tratamanto. Somente Deus tem autoridade e poder para dar ou tirar a vida.

Nézia Aparecida luis de oliveira
1ºb

Projovem Saúde disse...

Bom, na minha opnião esse assunto é muito delicado, pois que nem vimos no texto interfere do direito á vida humana,mais se pensarmos de outra forma, podemos perceber que para futuro estudos médicos e talvez futuramente para uma cura de alguma doença, essa seria a melhor maneira, estudar em embriões. Essa escolha de qualquer forma tem que ser bem pensada para não trazer problemas a sociedade, por causa das diversas opniões.
Mais enfim a minha opnião é que seja feito os estudos com as célular, por que só assim podemos ter mais acessos futurumamente medicinais, não somente privando uma possível vida humana.

Jéssica da Silva Dias Nº21 3ªA
JAP

Anônimo disse...

A celulas troncos tem sido muito debatida,e diversas opiniões foram levantadas,eu sou a favor.
As células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou células estaminais, são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.
As células-tronco dos embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias

aluna:Karine Meira nº20
1ºc

Anônimo disse...

eu sou a favor do uso das células troncos , pois elas podem promover a cura de várias doenças , ajudando o seu semelhante a ter uma nova vida.
esse assunto é polemico , pois a igreja acredita que mesmo sendo um embrião , possui vida .
mas na minha opinião , a ciência está apenas querendo ajudar a promover a cura de doenças , ate no entando incuraveis. isso ainda por cima seria uma grande evoluão da ciência.
a igreja não deveria interfeir em algo que está promovendo uma grande evolução e fazendo curas, caso ela encontre uma solução de cura para todas essas pessoas que necessitam do uso das celulas , ela poderia vir a interferis sem causar nenhuma polêmica a mais.
O uso das células troncos deveria ser liberada sim!

aluno ; Liniker
n°22
série 3°a

Anônimo disse...

Eu sou totalmente a favor por que ,como os cientistas dizem ,os embriões ainda não tem vida quando estudados,então se é para salvar vidas ,esses estudos vão ajudar muito em nossa medicina.

Anônimo disse...

Sou a favor sim!
Sei que seria por uma boa causa as celulas-tronco pois salvaria pessoas de doenças graves e incuraveis,claro que tem o lado um pouco ruim que pode trazer risco para a saude.

Cleia
1ªb

Anônimo disse...

Eu sou a favor da celulas-tronco sim!
Pois pode salvar pessoas de doenças graves e incuraveis,claro que tem o lado ruim,mas com o passar do tempo eu acredito que como a nossa tecnologia estara mais avançada,será muito mais facil e terá menos risco de acontecer coisas prejudiciais a saúde sobreno caso das celulas-tronco.

Tatiane 1ªa

Anônimo disse...

Eu sou a favor do uso das células tronco,não sou um expert no assunto mas sei que as células tem uma grande capacidade de concertar tecidos danificados,ou seja um avanço na medicina que pode sauvar vidas
Raphael Menezes
3°A jap N°30

Anônimo disse...

Gilçara Maria, 1º ano C, Nº 14, JAP

Já me perguntei o que faria se estivesse com uma filha, um genro, os pais, irmãos, ou até mesmo o meu vizinho querido num leito de hospital, necessitando de um orgão para sobreviver, mesmo que este orgão seja feito de celulas-tronco.

Não titubiei em dizer "-Eu quero este orgão para que meu ente querido sobreviva." Como eu poderia ter uma decisão dessa se eu não aprovasse a doação de orgãos ou pesquisas com as celulas-tronco. Lógico que sou totalmente a favor.

E digo mais, sou a favor de uma lei que dê prioridade de um doador, quando necessitar, receber primeiro do que os que não são doadores.
Obs. As pessoas que não são a favor da doação, quando vê seu ente querido dependendo desse orgão para viver, ou até mesmo a própria pessoa, então se sente no direito de receber; esquecendo que privou o outro do mesmo mesmo direito de viver.

"Eu defendo o conceito de quem não doa não tem o direito de receber, mesmo que seja orgão vindo de células-tronco."

E deixo meu testemunho. Minha família está consciente da minha vontade de doar todos os meus orgão que forem viáveis. E o que não for viável eu gostaria de ajudar à ciência nas suas pesquisas.

Pablo Pacheco disse...

eu sou totalmente a favor das celulas tronco pois se a um metodo de sauvar vidas por que nao investir nisso.aqueles que fala ser contra eu quero ver se fosso eles que tivesse doente no lugar de muita gente,ai eles iria ver que para sauvar vidas vale tudo.

PABLO EVAVANGELISTA PACHECO Nº20 2ºB

Anônimo disse...

Nós somos a favor do uso das células-tronco.
Por mais que o tratamento não esteja perto de ser encontrado, sem a liberdade de pesquisa, ninguém jamais evoluiria se não pesquisasse.
No tratamento técnicas diferentes podem ser utilizadas: a aplicação de células-tronco isoladas da medula e a utilização de um hormônio que estimula a liberação das células-tronco da medula óssea para a circulação sanguínea.
Se o ser humano tem o material, que não tem função especifica e pode virar qualquer tipo de tecido, por que não deixar que isso se torne um beneficio?! Com esse método podem curar vários tipos de doenças, lesões na medula, doenças hereditárias ...
Esta é uma tecnologia compatível com o SUS, porque o procedimento é muito mais barato do que um transplante cardíaco como o que é feito. Seria mais acessível a cura para população mais pobre.
Apesar de toda tese da igreja contra células-tronco, desde os questionamentos éticos até as dificuldades técnicas, as soluções serão tomadas.
E de uma maneira ou de outra, eles tem que levar em conta, não apenas a teoria, mas sim o que os fatos mostram, a necessidade e aceitação social dos resultados .
Esse estudo tem muito que apresentar ainda aos ministros que julgarão se será ou não aceita a liberdade de pesquisa, mas é muita coisa nas costas de 11 homens só.


Nomes: Ariany e Isabelle
Nºs: 5 e 12
Ano: 2ºB

Wesley Tessaro disse...

Apesar de considerar que toda opinião deva ser respeitada, alguns segmentos da sociedade utilizam argumentos falaciosos para condenar a utilização das células-tronco embrionárias. Temos a certeza de que o Congresso Nacional não se deixará influenciar por posições que levariam nosso país a prejudicar seus cidadãos, assim como a população, esclarecida, saberá influenciar o Congresso. As pesquisas com células-tronco têm que continuar, bem como as com células germinais.

Aluno:Wesley e Vander Nº25 e 22
2ºA

Unknown disse...

O supremo tribunal deveria aceitar as pesquisas com embrioes no Brasil.
Os cientistas estao nos primeiros passos.
AO trabalhar com as celulas em laboratorio.
Podemos estudar a funsao cientifica do neuronio no desenvolvimento embrionario.
Nome:Thamile e Talita
N:31 e 29
Serie:1 ano A

Anônimo disse...

Sou a favor sim,e muito;pois o Brasil já é meio atrasado e quando chega descobertas tão úteis assim ainda mais na medicina,,tem gente que se diz contra.As células tronco veio para ajudar e muito e a dar esperanças para quem havia perdido,imagine quem não anda ou tem dificuldades,chega''alguém'' e diz que o individuo pode ser curado.Isso não tem dinhero que compre essa felicidade.Tudo bem que os embriões sejam uma vida,mais é uma vida que ainda não evoluiu,e que pode virar qualquer outro tecido,ou seja,ajudar qulquer outra pessoa.Por isso que o Brasil não anda para frente,não sabem pensar no que e melhor para a sociedade Brasileira.Que País é esse?
=D


ALUNAS:Káren,Thayane,Jéssica
n:15,26,14
2°B

Anônimo disse...

Por 1 certo ponto de vista sou a favor, como sabemos o Brasil está ja a alguns anos parado no tempo quando algo ñ só ira ajudar a ciência brasileira como tambem a credibilidade do Brasil no mundo deveria ser bem discutido, com seriedade.
Acho que ñ só por isso mas tambem pelas grandes chances de cura de algumas doenças crônicas- degenerativas, que afetam principalmente pessoas na terceira idade (site: comciencia.br)

"É preciso evitar experiências de "fundo de quintal" e fornecer infra-estrutura para o trabalho dos cientistas".
Radovan Borojevic

Como disse o biologo da UFRJ ñ adianta nada as pessoas trabalharem p/ conseguir algo bom p/ a população brasileira se ñ contar com o apoio dos governantes, assim todos deveriam entrar em um consenso e ajudar uns aos outros.

Aluno: Edmar N°: 9 Série: 2°B

Unknown disse...

eu sou afavor das células troncos,por que elas podem ajudar varias pessoas com duenças incuraveis,pode avançar mais ou menos 30 anos nos estudos brasileiros,é feito com embrioes q se não for usado sera descartavel..
Mas também sou um pouco contra.por que pode ococrrer riscos à saúde,como;a rejeição de tecido estranho do sistema imunologico de quem recebe-rá a celula.

isso é oq eu penso!!

stephanie kenig n°27
caroline n°06 série:1°A

Anônimo disse...

A celulas Troncos São Umas das Coisas, Vai causar um bem a Humanidade.
Mas Ainda Não Foi aprovado Por causa Da igreja catolica.
Q acredita q quando o espermatozoide fecunda o ovulo ja existe vida.
Mas Na minha Opinião de como Pessoa dessa Sociedade, a célula tronco he uma coisa q veio para revolucionar a Nossa ciência foi um dos maiores bens q os cientistas jah acharam para o ser humano.

Nome:Leandro
serie: 1B
N° 11

filipe disse...

eu acho que as pesquisas com as celulas tronco seria um bom começo para o avanço da medicina,também para a cura de doenças que nos dias de hoje ainda não se sabe como são curadas,e também avançará a medicina brasileira em 30 anos...
filipe e samuel numeros 12 e 25
1 anoA

deby disse...

As experiencias com células tronco são um atentado contra a vida humana. Para fazer as experiencias mata-se a vida de um ou mais embriões.Há vida após alguns minutos após a fecundaçao então de qualquer modo estão tirando o direito de viver de varias pessoas. Não concordo com as experiencias mas se é para o avanço da medicina quem sou eu para mudar o pensamento de milhões de pessoas...
DEBORA NUM:06 PRIM:C

Anônimo disse...

Sou a favor!!!
Usar as células tronco para pesquisas é uma ótima idéia,para descobrir curas para doenças consideradas até hoje incuráveis.Cada descoberta é muito útil.
Tem o caso de as células de as células serem tiradas de embriões,ou seja,tiradas de uma vida, + se vc parar para pensar essa vida ainda não se evoluiu e vai ajudar muitas pessoas no futuro q vão precisar uma dessas pessoas pode ser Eu,vc, ou até mesmo alguém da nossa própria família.
Esses estudos vão ajudar o Brasil a ir para frente.

Aluna:Mayume
nº:15
1ºB

Unknown disse...

As pesquisa com celulas tronco seria um bom começo para a medicina no brasil. mas apesar eu sou contra a essa medida das celulas tronco ñ é aceitavel tirar uma vida para salvar outra
eu ñ apoio nada disso.mas ao comtrario essa é uma cura para milões de pessoas que tem doenças degenerativas.

Anônimo disse...

Eu acho que devem ser feitas pesquisas com células-tronco sim, pois a maioria dessas células não serão aproveitadas para outros fins senão esses. Acho também muito promissor esse estudo e, como o próprio texto diz, ainda não existem tratamentos com essas células, porém, se o Brasil não entrar nesse grupo que estuda células-tronco não poderá usufruir das primeiras descobertas que estudo trará eventualmente.
Mas esse estudo já traz resultados surpreendentes. Os cientistas já conseguiram transformá-las em outras células, mostrando o quanto esse estudo além de avançado é muito promissor.
Acho que devemos parar de criticar esse estudo e deixar que ele se desenvolva, pois tenho certeza de que ele trará curas consideradas impossíveis para muitas doenças graves.

Aluno: Jefferson Medina de Oliveira
Nº: 13
2ºB

Anônimo disse...

Aluna:Francielly Priscila Duarte
2ºB
Eu sou a favor das células-tronco, e não acho um atentado á vida, pois um atentado é ver pessoas morrendo por doenças incuráveis e ninguém tentando mudar essa realidade, e não só ficar parado e sendo contra.Pois existem pessoas nessecitadas que estão esperançosas por algum avanço na medicina para poderem ser salvos ou apenas amenizar suas dores.È um gesto muito nobre o que os pesquisadores estão fazendo que é tentar salvar vidas.A vida realmente começa na concepção, mas quando uma vida formada está em jogo, há uma nova concepção de vida, pois estaremos proprocionando para essa pessoa uma nova vida como se essa pessoa estivesse sendo gerada novamente.Mesmo que ainda não surgiram tratamentos podem continuar tentando a salvar vidas.

Anônimo disse...

eu sou a favor da celula-tronco,por serem uma celula de facil divisão e da origem a celulas semelhantes,alem de serem usadas por embrioes ,assim podendo ajudar pessoas com doenças maliguinas,e podendo acarretar ainda mais o desenvolvimento da medicina no nosso pais.

Anônimo disse...

eu sou a favor da celula-tronco,por serem uma celula de facil divisão e da origem a celulas semelhantes,alem de serem usadas por embrioes ,assim podendo ajudar pessoas com doenças maliguinas,e podendo acarretar ainda mais o desenvolvimento da medicina no nosso pais.

Aluno: Adones Miranda Bazilio
Serie: 3º A N° 33

Unknown disse...

Eu sou contra,porque o embrião é uma vida sendo gerada,e isso vai contra as leis de Deus,e existem tantas outras formas para achar a cura para outras doenças e tantas outros métodos para desenvolver outras pesquisas.
O unico que tem poder e autoridade para dar ou tirar uma vida é Deus.

ALUNA:Adrielly de Oliveira belli.
N:01 Serie:1B.

Unknown disse...

E um assunto que gera muita polêmica,pelo fato de muitas pessoas concordarem e outras discordarem.Por muitos os motivos. Devido ao fato das células-tronco serem uma grande descoberta,é preciso que ela seja estudada e mais avaliada.Assim a mesma se tornará aliada a nós na luta contra muitas doenças.As pessoas de grande poder(políticos em geral) estão discutindo esse assunto para decidir o futuro das células. Há uma longa discussão ainda a ser tratada,mas que fique bem claro que a medida que for tomada sobre esse assunto deverá ser em prol do bem-estar de todos.


Nome:AmidEs GarCia nº:03
Série: 2ºB

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jujuba sk8 disse...

Como ja diz no texto,que isso ira entrar na justiça para termos a batalha das células-tronco se tivermos resposta nosso país pois nós naum estamos só em jogo é mais que um jogo é mais que o destino dos embriões e sim o futuro da ciência média brasileira.Mas, se o Brasil não começar a formar mão-de-obra, provavelmente a população não terá acesso aos primeiros produtos da medicina regenerativa,e a célula-tronco tem um potencial de se transfomar em qualquer tipo de tecido e isso séra bom para o desenvolvimento das doenças geneticas,lesões medulares e mal de Parkinson.Todos a favor da batalha das Células-tronco vamos batalhar pelos nosso objetivos e salvarmos muitas vidas e doenças geneticas das pessoas.Nome:Juliana Miranda Gondim
nº:19
Série:1ªC

Lissa Isabela disse...

As experiências com células tronco é de fato uma polêmica, mas é fato também que elas podem salvar vidas.
Com certeza, a vida começa na consepção, mas se temos um embrião guardado a muito tempo, sem chance de sobreviver, por que não usa-lo para salvar uma vida??
Mas como foi dito no texto, essa decisão não ppode ser tomada, por 1, 2 ou 11 pessoas, cada um tem uma opinião, e uma ponto de vista diferente, só uma boa conversa poderá esclarecer esta questão.
Mas a atitude tem que ser tomada rapidamente, porque enquanto discutimos o que é certo ou errado PESSOAS e EMBRIÕES estão morrendo.

Lissa Isabela 1ºC

Anônimo disse...

eu sou a favor da pesquisa com celulas tronco embrionarias pelo seguinte conceito, o que e melhor, gastar milhões de reais em armamentos, pesquisas para produçao de bombas nucleares ou então a maior vergonha desse pais que é um absurdo o que é gasto com um bando de presidiarios delinquentes, ou é melhor investir em pesquisas que poderao curar doenças e proporcionar uma vida melhor a estas pessoas que ñ se movimentam ou que enxergam,sera que ñ pensam nessa possibilidade, pessoas que se julgam inteligentes,talvez pensem eles que eles ñ possam precisar desses resultados no futuro...
O quanto seria fascinante poder anunciar ao mundo que encontraram a cura ou tratamento para doenças que ate hoje desconhecemos suas curas...
So acho que teria um porem ser autorizado o uso dos embriões por seu donos...
A partir de um autorizaçao por escrito,so seria contra se fossem feitas pesquisas contra a autorizaçao de seus donos.

Rodrigo de moura
3ºA nº36

Anônimo disse...

Nessa batalha tem muitas pessoas contra e a favor, eu não tenho uma opinão formada se sou contra ou a favor.
Mas vendo as pessoas comentando sobre esse assunto, penso que a células-troncos é uma vida à partir desde que quando foi gerada, é um ser humano então não tem o direito de tirar essa vida.
Aluna:Francislaine Massai
n°13
1°C

Unknown disse...

eu sou a favor porque elas podem ajudar muitas pessoas com doenças incuraveis e nao porque enquanto a pessoas trabalhando nisso pode haver outras mal intencionada so querendo tirar proveito a favor dele mas a cienciencia sabe oque faz e a decisao tomada sei que sera a mellor
aluna:ana claudia e jessica
n°2 e 17
1ºA

Nágela Pinheiro disse...

Aluna:Nágela Shayenne Nº16
Série:2º"B"

Sou a favor, pois a célula-tronco está sendo a forma que os cientistas acharam de salvar vidas.
Uma pergunta nos vem à cabeça:
“Mas não estaríamos salvando vidas de alguns e matando outros?”
-Não, pois acho que não pode ser considerada ainda uma vida um embrião, como o nome segure embrião somente!
Será que o caro Cláudio Fonteles já imaginou se alguém da família, amigos enfim, estiver com uma doença que poderia ser salva se o país não fosse amarrado às jurisdições. Ele pensaria antes de ser contra ao direito de salvar vidas.
E passaria a ser a favor como a todos que não consideram as células-tronco um “atentado à vida”, mas sim um direito de SALVA-LAS.
"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-la." Voltaire

Anônimo disse...

Na minha opinião, deve ser autorizado o uso de células-tronco para pesquisas, elas pode ajudar muitas pessoas com doenças incuravel;pode avançar 30 anos os estudos brasileiros; é feito com com embrioes que se nao for usado sera descartado e usam tambem o cordao 1bilical.
Então devemos arriscar e tentar ajudar, pois qualquer cura, só é descoberta, através de muitas pesquisas!!


aluna: Fernanda R. Lopes
nº07
série:2ºA

JENNI E MILA disse...

Analisado-se o fato de que não interromperá uma vida, pois mesmo colocando no útero não terá chance de sobreviver.Concordamos com as experiências utilizando as células-tronco, pois poderá ajudar pessoas com deficiências, como por exemplo mal de Parkinson.


Alunas: Camila nº03 1ºC
Jennifer nº16 1ºC
Steffany n°18 2ºA

Anônimo disse...

eu axo q essa lei deve ser aprovada sim, pois ja que se as células-tronco não seriam utilizadas para nada, melhor que sejam usadas para a melhora da ciências, ainda mais se forem descobertas curas para doenças ainda sem cura,e contribui com o avanço da ciência

Fabio Luiz 1ºC

Anônimo disse...

Nao sou ne a favor e nem contra a pesquisa das celulas tronco,pois iria ajudar muitas pessoas com doenças que nao descobriram curas.As vezes acho que os cientistas querem brincar de Deus e as vezes acho que seria uma bela de ajuda.Ainda estou confusa.
Luane Morais N° 14 2°A

Anônimo disse...

Aluna:Estefanny Silva
nº:11
Série:1ºA
Sou a favor da células-tronco.
Acho que as células-tronco,podem salvar vidas(como doenças incuraveis),e tambem podem ajudar em terapias.
Muitas pessoas são contra as células-troncos pois acham que estão destruindo uma vida.Mas que na verdade não destrói e sim salvam.
Existem alguns riscos à saúde pois se o receptor não é compativel o tecido pode ser rejeitado

william disse...

aluno:william michel
1ºc
nº31

As celulas tronco,eu sou a favor das experiêncas com elas,pq as celulas usadas são celulas que estão guardadas em um frezzer por anos e que estão "apodrecendo" e os cientientas acharam uma maneira de utilizar para salvar outras vidas.

filipe 1C disse...

Filipe 1ºC N°12

Eu sou a favor do uso das celulas tronco para pesquisas,e para curar pessoas.
A ciencia pode também sofrer um grande avanço,com doenças que até hoje parecem incuraveis entre outros.

Anônimo disse...

Eu sou a favor,pois pode salvar vidas,e trazer a cura para muitas doenças.Muita gente é contra pois fala que estão tirando a vida de outra pessoa,quem não aceita principalmente são as igrejas católicas que falam,quando o espermatozóide fecunda no óvulo da mulher já existe vida,por isso não aceitam a pilula do dia seguinte!!!Eu sou totalmente a favor pois ninguem sabe se algum dia vou precisar da célula-tronco.

Anônimo disse...

Acredito que a vida começa após a fecundação,mas observando que um embrião que tem apenas cinco dias, constituído de 150 células,e que cada célula desse embrião pode se transformar em qualquer tecido do corpo humano,percebi que o STF deveria aprovar a lei autorizando o estudo com embriões.Talvez essa lei venha a dar vida a muitas pessoas,pode até matar{inviável ou não) uma,mas gerar outras 150 novas vidas ou mais.
Valdeir Valdes.N:21.Série:2A

Leticia Magalhães disse...

eu concordo com apesquisa com células troncos em termos pois embriões ja são celulas vivas,ou seja já é uma vida,mas tambem se o brasil começasse a desenvolver esse tipo de pesquisa seria uma nova esperança para as pessoas q tem doenças incuraveis.
ALUNA:Leticia magalhães
SERIE:2ºA

grasiely disse...

as celulas tronco são promessas das doenças incuraveis, mas os religiosos são contra a pesquisa com embriões pois já são considerados que já são uma vida.
Mas eu sou afavor das pesquisas pois seria uma nova descoberta para a medicina.
ALUNA:grasiely
SERIE:2°A

Anônimo disse...

Aluna : Maria Cardoso Nº 24
3º A
Deve -se continuar os estudos sobre as células tronco.Porque se os cientistas estão procurando descobrir a cura de várias doenças tais como : mal de Parkinson , Mal de Alzheimer etc.
Sou favorável as pesquisas com células-troncos embrionárias mas, somente para cura e não para outros experiências que não venham trazer benefícios á humanidade.
Quantas vidas estão sofrendo a espera da cura?
Não devemos misturar a fé com a ciência.

Anônimo disse...

eu acho que salvar vidas,ate mesmo aliviar a dor.
Entao esse conflito causa uma grande polemica entre a santidade e pesquisadores.
Estao so querendo melhorar e amplificar a soluçao de algumas doenças.
NOME:EDIELY ADRIANE S. FRANCO
N°9
SERIE:1°ano A

Unknown disse...

Através de uma pesquisa que fiz, percebi que temos que tirar nossas concluções além das “curas”, prometidas através das células–tronco, como por exemplo: fatos que passam despercebidos, em especial da onde obtem-se as células-troncos humanas, em minha opinião, obtê-las de embrião ou de fetos, mostra desrespeito pela santidade da vida humana, implica na destruição fetal e embrionária. Isso sem contar os vários efeitos colaterais, a rejeição de tecido estranho pelo sistema imunológico do receptor, no qual a própria Academia de Ciências declarou que tem sido um desafio para as pesquisas.
Transplante de células-tronco embrionárias, acarreta também, o risco de formação de tumor, em especial de um chamado teratoma, que significa “tumor monstro”. Além disso, à medida que as pesquisas ficam mais sofisticadas e mais caras, as terapias e medicamentos resultantes muitas vezes refletem esses custos. Alguns pesquisadores já calcularam que as terapias à base de células-tronco, poderão custar centenas de milhares de dólares por paciente. Sendo que, já agora, milhões de pessoas não conseguem pagar, os crescentes custos médicos e os planos de saúde. Portanto, é bom se perguntar, quem realmente se beneficiará, se a revolução das células-tronco chegar às clínicas? Só o tempo dirá.
Também os cientistas têm obtido êxito parcial, na restauração de funções neurais, em danos na medula espinhal e na correção de sintomas do mal de Parkinson. “Esses estudos oferecem esperança”, diz a Academia Nacional de Ciências, “mas não evidência definitiva de que tratamentos similares possam ser eficazes em humanos” assim como foi nos camundongos.
Muitos acham que o desenvolvimento das pesquisas, sobre células-tronco é em pról da vida, mas será que é aceitável tirar uma vida, tentando salvar outra? Definitivamente eu sou contra o uso de células-tronco.

Aluna: Jéssica C.Miranda; N°20
Série: 3°a

Anônimo disse...

Como vimos no texto as células-tronco , são obtidas à custa da vida de um embrião.De acordo com uma pesquisa que fiz a respeito do conflito ético que isso gera, Francis Collins, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas do Genoma Humano, dos Estados Unidos, disse: “É um exemplo típico de colisão entre dois princípios muito importantes. Um deles é o da santidade da vida humana e o outro a nossa forte obrigação, como seres humanos, de aliviar o sofrimento e tratar doenças terríveis . . . Muitos acham, penso eu que com boa razão, que esse tipo de pesquisa está tomando liberdades com o conceito da santidade da vida humana, por manipular células derivadas de um embrião humano.”
Mas se as células-troncas são formadas por embriões vivos,é totalmente inaceitável tirar uma vida tentanto salvar outra.Até pq as pesquisas nem tem resultados suficientes de que realmente dará certo,sem contar o elevado custo que seria para uma pessoa fazer esse tipo de tratamento.E existem vários riscos à saúde para essa medicina regenerativa.Por exemplo a rejeição de tecido estranho pelo sistema imunológico do receptor.Por tanto eu não apóio essa idéia até pq podemos estar certos: nenhuma terapia concebida pelo homem eliminará as doenças e a morte.
Na minha opinião, deve ser autorizado o uso de células-tronco para pesquisas, e consequentemente,
para curar as pessoas com doenças degenerativas. O embrião ainda não está totalmente formado, então é melhor usá-lo para curar uma pessoa que já tem sentimentos e tem quem sentirá sua falta do que um embrião que, depois de toda discussão, não sabemos nem se é viável ou inviável. Então devemos arriscar e tentar ajudar, pois qualquer cura, só é descoberta, através de muitas pesquisas!!
Nome : mayck 2 ano A n;15

Anônimo disse...

Aluna: Haryanne K.Santos NOlasco
Serie: 3ª A
Tenho muitas dúvidas. Não se trata de um assunto que com comentarios pode ser resolvido.O texto fala que se o Brasil não decidir em fazer pesquisas pode ficar para trás, mas os paises que ja fazem este tipo de pesquisa em que tem avançado não ouvi até agora nenhum país dizendo que tem cura ainda uma doença que foi curada por causa das células-tronco. Acho que o congresso está certo em rever a lei, porque as pessoas já cometem o aborto sem permissão imagina se libera a pesquisa, qual sera o critério usado para escolher as mulheres para a pesquisa?Pensa mulhers com uma gravidez indesejavel podem até mesmo simular que podem fazer a pesquisa com elas para poderem tirar o feto. Acredito que no momento e melhor a decisão do Congresso.

Unknown disse...

Não concordamos com as celulas tronco pois elas tiram a vida de uma pessoa para curar outra.
Achamos que devem ter outros meios de se curar doenças sem tirar a vida de ninguem!

Alunas: Helena e Ingrid
N°. 14 e 16
1° A

Anônimo disse...

A conclusão do autor não foge muito da realidade e da nossa opinião. A idéia do uso de células tronco é bem avaliável e pouco defendida. Nos dias de hoje, o uso delas é ainda não tão comum, mas não quer dizer que não são necessárias. Há polemicas sobre o uso das células, pois um dos meios de ser encontrada é no embrião humano, sendo contra então várias pessoas.

Alunas: Amanda, Julimaira,Lays e Monique

nº:01,19,21e 24
série:1ºA

Philipe disse...

somos a favor de pesquisas com células troncos pela sua iportancia para medicina, contribuindo para salvar vidas e ao combate de doenças.
Por isso dessa pesquisa que pode melhorar a vida da população dependente, podendo ajudar uma pessoa que teve AVC(acidente vacular cerebral), podendo traze-la de volta as batalhas da vida.





NOME:Philipe e Danilo
Nº:22;07 Serie:2ºB

Luiz Felipe disse...

Na minha opinião, deve ser autorizado o uso de células-tronco para pesquisas.
porque as células troncos podem nos ajudar em diversos aspectos e tambem podem avançar 30anos a ciencia brasileira.E será um beneficio para todos

Nome:Luiz Felipe
Nº22

Anônimo disse...

como temos vistos em varias entrevistas de tv e jornais o fato de ser liberado pelo governador "Lula" as esperiencias com embrioes,acho que isso é errado poís querendo ou nao é uma vida,e com a vida nao se brinca. As pesquisas foram aprovadas no Brasil em março de 2005, com a Lei 11.105/05 (Lei da Biossegurança), que permite o uso de embriões congelados em clínicas de fertilização há mais de três anos.
Mas a lei foi questionada dois meses após a aprovação pelo Congresso Nacional pelo então procurador-geral da República, Cláudio Fontelles.
como dis Fontelles:defende que a vida acontece a partir da fecundação e ressalta que “o embrião humano é vida humana”. E pede, assim, a inconstitucionalidade do dispositivo que permite o uso dessas células em pesquisas.

Pamela n°21 Camila n°06 Denise n°08 Anna carolina n°04

Anônimo disse...

O uso de celulas tronco vem sendo discutidas há muito tempo,a igreja não permite por matar possiveis vidas, mas é muito complicado pois poderia ser a cura para pessoas com doenças degenerativas.
Então tenho as duas opinioes,contra por poder matar vidas que nem ao menos nasceram, mas afavor por salvar varias vidas no futuro, e deixar de causar sofrimento as pessoas.


Jéssica Ramos
2°A n°:11
JAP

cris evelin disse...

Eu sou a favor das pesquisas com células tronco, por que a vida só começa na minha opinião com se tem atividade celebral e os enbrioes que vão ser usados paras as pesquisas ainda nao possui atividade celebral e estão gardados a muito tempo,se é pra sauvar vidas sou a favor.

Cris Evelin
2°A

Anônimo disse...

Eu sou a favor das células troncos sim!
pois com as células troncos ela pode promover a cura de doenças até nos dias de hoje , q são incuráveis , e ainda por cima iria ajudar essas pessoas desiludias a poder ter mais animo para a vida.
as pessoas que tem doenças degenerativas irão ficar mais aliviadas , pois com as células troncos , ocorrerá a cura delas.
a Igreja está tentando interferir com esse trabalho , prejudicando a ciencia desses estudos, pois isso nao deveria ocorrer , pois os cientistas na minha opnião , nao estao tentando prejudicar ninguém, estão apenas dispostos a promover a cura.
as células troncos deveriam ser liberadas sim!

Aluno: Fabricio
nº14
série 3°a

Anônimo disse...

Dependendo do caso, eu apóio a extração das células-tronco de um embrião, ele pode salvar uma vida mais também pode tirar a de um futuro ser vivo.Então eu sou a favor da aprovação da Lei.

Nome:Luciano Nº:24 1ºC

Anônimo disse...

Na minha opinião,eu sou a favor das células tronco,pois o principal objetivo das pesquisas é usa-lás para recuperar tecidos danificados.No Brasil é permitida a utilização de células-tronco quando usada em pesquisa e terapia desde que os embriões estejam congelados.Assim salvando milhares de vida beneficiando milhares de pessoas.
Por:Dani de Leon/3ºA/nº:12

Unknown disse...

eu acho que um ser humano não pode ser de modo algum comparado como um meio, para qualquer fim,nem que este fim possa aumentar o tempo de vida de seus semelhantes.Dúvida que ninguém sabe a resposta. Porém, tomaremos isso mais fácil á compreensão do mesmo, podemos dizer que quando falamos de células-troncos estamos referindo a gametas de indivíduos que não o necessitam mais, não os gametas que foram originalizado por relações sexuais.Acreditamos que a finalidade científica seja de boa intenção,a questão econômica disperta interesses.Entretanto como já havíamos citado o embrião não pode vir,a se tornar,algo de manipulação jurídica.isso sera uma boa ideia para o futuro.

Nome:Fabianny
Nª10
Série:1ªC

Anônimo disse...

Aluna: Haryanne K.Santos NOlasco
Serie: 3ª A Nº.18
Tenho muitas dúvidas. Não se trata de um assunto que com comentarios pode ser resolvido.O texto fala que se o Brasil não decidir em fazer pesquisas pode ficar para trás, mas os paises que ja fazem este tipo de pesquisa em que tem avançado não ouvi até agora nenhum país dizendo que tem cura ainda uma doença que foi curada por causa das células-tronco. Acho que o congresso está certo em rever a lei, porque as pessoas já cometem o aborto sem permissão imagina se libera a pesquisa, qual sera o critério usado para escolher as mulheres para a pesquisa?Pensa mulhers com uma gravidez indesejavel podem até mesmo simular que podem fazer a pesquisa com elas para poderem tirar o feto. Acredito que no momento e melhor a decisão do Congresso.

Anônimo disse...

sou a favor porque vai salvar vidas de outros pessoas,mas sou contra se for tirar a vida de um ser humano para dar a para outro.
Esta é a minha opnião nem contra e nem a favor.

Aluna:Elaine Araujo n°08 1°C

Anônimo disse...

ilnhyas células
obtidas à custa da vida de um embrião vivo,é totalmente inaceitável tirar uma vida tentanto salvar outra.Eu sou totalmente à favor das pesquisas com células-tronco e acho que vai ser um benefício para muitas pessoas que prescisam.

Cleiton 1ºb nº06

Bia Carvalhaes disse...

Existem dois lados complicados nessa "batalha". É uma vida prescisando de outra vida. As células tronco serão capazes de curar qualquer tipo de doenças, inclusive o cancer.
Esse avanço da ciencia nos proporcionará uma qualidade de vida melhor,como consequencia a estimativa de vida será maior.

Eu sou a favor das células tronco, pois podemos utiliza-las como um bem para a humanidade.
muitas pessoas que ja não estão entre nós, gostariam de ter tido essa esperança, a vida de volta em seu corpo; hoje podemos optar se vamos continuar morrendo por doenças incuráveis ou vamos ter a esperança de uma vida com mais saúde.

Aluna: Beatriz 3°a n°07

Anônimo disse...

eu achei um texto interessante.E ate futuristico !!!!!!!!! como diz o texto para o BRASIL esta como "potencia" cientifica.E para isso acontecer a justiça tem que libera o trabalho com as celulas troncos,para cura de doenças cronicas e restituição de tecidos.
aluno:altemir 1ano:b numero:3

Anônimo disse...

Nós somos a favor da célula tronco.Por que são usadas células que não são mais necessárias.por exemplo:Se um homem for doar seus espermas,nem todos esse espermas são usadas, e o que sobra fica congelada e guardados.Eles não utilizam a célula de um feto,mas sim dos espermas congelados que restaram.

Anônimo disse...

Eu sou a favor as celulas troncos,porque na minha opinião elas podem salvar algumas vidas e ajudar pessoas que tem algum problema de saúde, como mal de parkson.
Esse assunto esta gerando muita polemica sobre se uma vida esta sendo interrompida, para mim não está imterrompendo nada.Se nós seres humanos não buscar um meio mais avançado na ciecia vamos ficar atrasado,porque hoje com a tecnologia que temos, precisamos avançar em todos os estudos.Principalmente sobre o conceito de recuperar vidas.

Anônimo disse...

o professor esqueci de colocar meu nome:Cristiano nº11 3°A
é esse de cima.

Anônimo disse...

NOME; DIEGO de souza
serie;1ano b
numero;8
eu percebo que ha uma possibilidadedo uso das células tronco embrionarias humanas.como exemplo transplantes de orgãos.eu acho que para o tratamento com células tronco seria necessario seguir um bocado de regras, leis adotadas para o transplante de células adutas.
o brasil de ve continuar a pesquisa co m as células pois ainda vai haver muitas informaçoes cientificas a serem descobertas
e que seriam bené ficas para nossa vida

Anônimo disse...

células-tronco está gerando uma imensa expectativa em todos que são a favor e aos que necessitam dramática e urgentemente de uma decisão favorável para poderem voltar a viver com dignidade, pois somente as células-tronco poderão resolver problemas impossíveis de serem solucionados sem as mesmas.


Suzane RibeirO
Nº 23
1º anO B

Anônimo disse...

leonardo 1ºB nº12

eu sou a favor porque ela pode eliminar doenças como cancer e ela pode curar doenças que antes incuraveis
eu não tenho um conceito muito bem formado sobre isso

Anônimo disse...

Eu acho que as celulas tronco
irão revolucionar a nossa medicina,
pois ela vai ajudar a curar muitas doenças, ja que podem se tornar qualquer tecido do nosso corpo,
mais so devem ser utilizados aqueles embrios que não podem mais ser utilizados, assim acho que podemos aceitar essa novo tipo de cura.

Mariana Lopes 3º A nº 26

Anônimo disse...

As células-tronco também é uma forma de vida, foi descoberta graças ao avanço da ciência, foi um dos avanços mais importantes da vida humana.
Mas neste caso, existem dois lados, os que são a favor, e os que são contra.
As que são contra geralmente são por assuntos religiosos.
A maioria é a favor, pois pode curar doenças, pode se transformar em qualquer tipo de célula do corpo, e é um passo no avanço científico.
Bom, pelo menos eu sou a favor, por esses mesmos motivos, e que pode salvar muitas vidas independente de quem for, espero que continuem com essas idéias.

Aluno: Paulo n°:19
1° B

Anônimo disse...

O estudo de celulas tronco pode levar o Brasil não a melhorar, mas a participar de grupos e pelo menos estar a par das descobertas.
É isso que o Supremo Tribunal Federal tem que ver, que um embrião não um "Atentado ao direito da VIDA" ele pode ajudar a solucionar "curar" varias doenças.
Então o Brasil NÃO pode-se deixar fora dessa.



Aluno: Paulo Antonio
Nº29 3ano A

Unknown disse...

As celulas-tronco como podemos ver é o futuro da ciencia médica no Brasil, porque com ela pode-se curar doenças ou até mesmo salvas vidas.
Apezar de alguns seguimentos serem contrários a utilização de células-tronco, na recuperação de algumas doenças,muitos também são a favor dessa descoberta da medicina, que pode revolucionar o futuro da umanidade.
Então, por que não investir em uma descoberta que pode nos beneficiar?
Por isso nó somos a favor da utilização de celulas-tronco.

Nomes:Edson,Thais e Victor
Nºs:10,29,34.
série:1ºA

Anônimo disse...

Eu sou a favor das células tronco
porque vai ajudar muito a ciencia brasileira e curar varias doenças
sem contar o prestigio que o Brasil vai ter com outros paises.

Aluno:Obedis e Pedro Nº35e36
1º A

Anônimo disse...

Sou a favor primeiramente das pesquisas com embriões, mas acho que esse assunto tem de ser muito bem pesquisado antes de tentarem qualquer coisa.
Isso vai ser um grande avanço na ciência da medicina e podemos tirar grande proveito disso tudo.

Aluna: Tatiana Vieira
Nº:20 série: 2ºA