Musicas Completas

 Musicas Completas




segunda-feira, 19 de maio de 2008

Levantamento reprova ensino na rede estadual de São Paulo

Comente sobre a educação em nosso estado e como voçê avalia a relação entre MS e SP.
Texto de: GILBERTO DIMENSTEIN

Colunista da Folha Online

Numa escala de 0 a 10, a rede de escolas estaduais de São Paulo ficou com as notas 2,54 para a 8ª série do ensino fundamental, e 1,41 para a 3ª série do ensino médio. Apenas duas escolas do ensino médio e 19 do fundamental conseguiram tirar a nota 6, padrão dos países desenvolvidos.
Obtido com exclusividade e previsto para ser divulgado amanhã, a tradução do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), que combina notas e fluxo escolar, é que as escolas estaduais estão reprovadas --ou seja, os alunos conhecem pouco de matemática e língua portuguesa, além de estarem com a idade defasada para série em que estão matriculados. É a primeira vez que esse indicador é divulgado.
Se planos de melhoria da educação funcionarem, apenas em 2030, as escolas estaduais chegarão ao nível existente hoje nos países desenvolvidos, que é 6 --apenas dois colégios paulistas, entre mais de três mil, conseguiram atingir esse patamar.
A secretária da Educação, Maria Helena Guimarães, reconhece os problemas de qualidade de ensino, comentando que, pela primeira vez, o sistema consegue chegar a um "grau tão alto de transparência" --a idéia é, além das medidas já anunciadas anteriormente (recuperação, unificação dos currículos, bônus por desempenho), desenvolver um plano especial para as unidades com pior desempenho, usando, por exemplo, professores tutores em sala de aula para ajudar os demais professores.
A melhor escola no ensino médio está localizada em Santo André (Papa Paulo 6º), com nota 6,2; em segundo lugar, Batista Dolci (5,39), de Dolcenópolis; em terceiro, Corifeu Azevedo Marques (4,8), de Aparecida do Oeste.
Nenhuma escola da cidade de São Paulo conseguiu atingir a nota 5. As cinco melhores são, pela ordem, Raul Fonseca, Escola de Aplicação da USP, Rui Bloem, Carlos Maximiliano e Alves Cruz.
Um dos fatos que chamam a atenção da secretária é a disparidade entre as escolas. Apesar de os salários serem iguais e de as condições econômicas serem semelhantes, algumas delas apresentam ótimos resultados, comparáveis aos de países ricos. Ela disse que pretende detalhar mais o funcionamento dessas escolas para que se revelem mecanismos de melhoria da educação. Um dos fatores é o engajamento do corpo docente (professor e diretor), além da participação dos pais e da comunidade.

77 comentários:

Unknown disse...

Nosso comentario é que em São Paulo
a educação esta baixa nas escolas estaduais.Foi feita uma prova para saber o grau de aprenizagem dos alunos da oitava serie e da terceira serie e o indice foi muito baixo 3 de 3 mil escolas conseguiram um media Boa
Aqui em nosso estado a educação é um pouco melhor nas escolas estaduais,sendo que em Campo Grande a escola José Antonio Pereira ficou em terceiro lugar
muito melhor que muitas escolas de peso,isso mostra que o ensino tem melhorado em nosso estado.


Nome:Renan e Claudio n:28 e 04
Serie:1°C

Anônimo disse...

A educaçao no Brasil parece ser cada vez mais precaria ,sem o apoio dos governantes .
O dado nos mostra que é muito ruim a educação do estado de SP. Se compararmos a educaçao do mesmo com ao do nosso estado estamos num estado que tem muito privilegio ,pois foi considerado um dos melhores do Brasil .
Ja que temos esse privilegio deveriamos aproveiat essa chance esse dedicar mais e mais ao nossos estudo ,pois se acontece de um de nos em algum concurso concorer com algum aluno de SP concerteza nos teremos grande s chance de ser melhores que eles.
Nome Amanda Lima Nº2
serie 9ºC

Unknown disse...

O ensino das cidades de São Paulo que tem notas muito abaixo da média, é por que muitos dos professores dessas cidades trabalham pelo dinheiro somente, e não por querer um futuro melhor para os alunos, e a maior parte dos alunos não se empenham para aprender também e participar das aulas.

Já Mato Grosso do Sul que está em 4º lugar no ranking, o índice de MS é muito superior do que o de SP, pois em MS, os professores se empenham para um ensino melhor, pois não trabalham pelo dinheiro somente, mais se preoculpando com que os alunos aprendam realmente.


Alunos: Fábio e Luciano nº:11 e 24
1° ano
Turma: C
Ensino Médio

Anônimo disse...

Filipe franco
William Michel
1ºc
12 e 31

O ensino daqui comparado com o de são paulo é muito "devagar", por que?
Porque em são paulo tem muitas fábricas e indústrias eles acham que é os "tais", mas não é bem assim,o ensino daqui pode ser melhor do que o deles, só porque eles tem indústrias que são melhores que outros estados.

jujuba sk8 disse...

Mato Grosso do Sul esta em posição de destaque nacional nos índices de escolarização e de alfabetização. Em relação aos índices de analfabetismo, mato Grosso do Sul ficou entre os 11 estados com menores índices do País.Isso comprova que o ensino e alfabetização do mato grosso do sul supera muitos estados assim como São Paulo que esta com notas abaixo dos padrões dos países desenvolvidos.Nós achamos que ensino da rede estadual do mato grosso do sul é aprovado em comparação ao ensino do estado de São Paulo.O que nos beneficia.
Nome:fabianny e juliana
nº10 e 19
Série:1ªC

Anônimo disse...

Isso só mostra como o ensino esta caindo no Brasil isso prova que professores nem os alunos estão se dedicando totalmente a uma coisa que eles vão precisar a vida inteira....
A educação no Brasil parece não ter importancia para as pessoas e nem para as autoridades.Depois vamos ver daqui alguns anos o que estarão fazendos esses alunos que não ligaram para os estudos agora. Mais ate que eles vão ser úteis para alguma coisa porque nos os alunos dedicados vamos precisar de uma empregada doméstica e de jardineiros para nossa casa!!!!

Anônimo disse...

São Paulo por ser uma das maiores metropoli do BRASIL deveria ter um ensino exemplar para dar para os outros estados e cidades por ser mais rica,aqui em Mato Grosso Do Sul o ensino não e dos melhores mais esta sendo melhor do quem o ensino de São Paulo.
Na minha escola o ensino e bom mas não e o melhor pois e o alunao que faz a escola depende dele para a escola ser a melhor de todas da minha cidade e de todo o BRASIL

Anônimo disse...

A educação de São Paulo já está ficando pobre, quem fala de SP acha que tem o melhor ensino do Brasil, mas nem sempre é tudo o que parece. Em Mato Grosso do Sul o ensino não é os dos bons, o que falta é professor qualificado com um bom curriculum...
Todos os estados tem problema na questão de educação, no geral Brasil está cada vez piorando na educação. Temos que fazer alguma coisa para que isso não piore mais, do que já está.

Anônimo disse...

A educação de São Paulo já está ficando pobre, quem fala de SP acha que tem o melhor ensino do Brasil, mas nem sempre é tudo o que parece. Em Mato Grosso do Sul o ensino não é os dos bons, o que falta é professor qualificado com um bom curriculum...
Todos os estados tem problema na questão de educação, no geral Brasil está cada vez piorando na educação. Temos que fazer alguma coisa para que isso não piore mais, do que já está.

Nome: Elaine e Francislaine
n°: 08, 13
Série: 1°C

Anônimo disse...

A educação de São Paulo não está muito rica,as vezes as pessoas saem de lugares longe para ir estudar lá e acabam vendo que não é tudo aquilo que achavam.
No meu conceito o ensino em Mato Grosso do Sul está muito mais rico do que o ensino de São Paulo,claro também não é o melhor!!!
As Unidades Escolares da Rede Estadual as crianças já podem entrar no pré com 5 anos de idade um caso que complica muito.
São Paulo já foi um lugar ótimo para se estudar,hoje em dia não é mais!!!!

Anônimo disse...

Nós não estamos de acordo,com as escolas de ensino fundamental/ médio dentro do atual sistema de ensino que não estão preparada para trabalharem esta situação,e tem mais que o Estado(Federal, Estadual e Municipal)juntos as suas Secretarias de Educação deveriam desenvolver um projeto para trabalharem com as familias dos alunos matriculados nas escolas,com objetivo de reduzir os conflitos e a violência dos mesmos dentro e fora das salas de aulas.

Nomes:Julciléia,Katiane e Zayda.
Nºs:18,33 e 32
Série:1ºC

Anônimo disse...

A educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação, é através da produção de conhecimento que um país cresce;embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito.
Na nossa opinião a qualidade do ensino na 5ª maior cidade do mundo está vergonhosa!
Em nosso estado a situação é um pouco melhor, mas mesmo assim precisa melhorar, a nossa média é 6, isso não é bom, no máximo regular.
É necessário agir, não só o governo, mas também a comunidade, e principalmente os alunos, sendo eles os mais interessados. Não adianta falar mal do nível de educação ministrado nas escolas, sendo que o próprio aluno não se preocupa nem um pouco em mudar esta realidade.
O aluno faz a escola, se ele quizer, ele aprende. Não é atoa que o índice de reprovados em vestibulares é tão alto!

Alunas:Camilla, Cayna e Lissa.
Nºs: 03, 34 e 22.
Série:1ºC

Anônimo disse...

O estado de São Paulo fica muito preocupado com a economia, e se esquecem que na educação tem que se investir muito mais, e eles so tomam providencias quando olham o resultado das avaliações ou seja esse proplema tem que se revisto sempre.
E as economias são as mesmas dos paises ricos ou seja temos condições.

Anônimo disse...

A educação no brasil é considerada uma das mais precárias em todo o mundo!
Um dos motivos de não ter um indice bom de educação é o desinteresse dos alunos!
Existem muitos bons professores cursados mais na realidade mesmo é o Desinteresse dos alunos.
Temos que mudar isso fazendo os alunos se enterresarem na materia e que os professores não gastem seus cursos dando aula para alunos desenteresados!


Nome: Osmar e Leandro
Nº 18 e 11
1º B

Unknown disse...

O ensino das escolas estaduais ainda é bastante precário. E em São Paulo,como a mais populosa e desenvolvida deveria ser melhor que nos outros estados!
O Brasil ainda é subdesenvolvido porque tem um número muito alto de analfabetos. O país não investe na educação para TODOS principalmente para pessoas de baixa renda, o que seria um bom começo para um país melhor,em todos os sentidos. É revoltante que, enquanto muitos tem tudo, outros não tem NADA nem o + importante, A EDUCAÇÃO. Os políticos estão preocupados com a falta de combustível para o país, e se esquecem de fazer melhorias na área da educação no país.


Alunas: Vanessa Teixeira nº26
Milena Araújo nº34
1ºB

Anônimo disse...

A educação em São Paulo está ruim, em outros lugares também. Os alunos estão desenteressando de estudar. Mas não são eles os únicos culpados, alguns professores têm "preguiça" de ensinar. Passam o conteúdo do bimestre mas não explicam como deveriam explicar.
Na minha opinião, deveriam variar mais os professores, e os alunos terem mais interesse em estudar.

Aluno: Paulo n°:19
Série: 1° B

Anônimo disse...

O ensino do nosso estado não é 100% mas com novos métodos podemos melhorar bastante.O nosso ensino é melhor que muitos estados.E eu penso que o ensino de Mato Grosso do Sul é melhor do que de São Paulo.E nós temos professores qualificados para que a educão escolar seja A MELHOR.
ALUNA:ADRIELLY DE OLIVEIRA BELLI.
N°:01 série:1°B

Anônimo disse...

Achamos que o ensino precisa ser melhorado pelos governistas de cada estado,as escola estaduais estao com muita dificuldades no aprendizado dos alunos da rede publica de ensino.
Isso deve-se ao mal governo que esta sendo feito,e se nao melhorar os alunos nao aprederam nada e dai nao teram profissao e nem qualificamento de trabalho.




Rafael e Gledson 1b n:32 e 30

Anônimo disse...

AS ESCOLAS DE TODO O BRASIL PRECISA DE UM TUTOR PARA AJUDAR OS PROFESSORES EM SALA DE AULA. PRECISAM PREPARAR MELHOR OS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA NÃO TER TANTA DIFICULDADE NO ENSINO MÉDIO.E MAIS DEVIAM SER MENOS ALUNOS EM SALA DE AULA POIS HOJE EM DIA OS PROFESSORES NÃO ESTÃO DANDO CONTA DE DAR AULA OU SEJA ELES ANDAM MUITO´ESTRESSADOS. E TAMBEM O GOVERNO DEVIAM MOTIVAR MAIS OS SEUS FUNCIONÁRIOS ;AUMENTANDO SEUS SALÁRIOS.
NOMES;kamila e Nézia numeros;09 E 17 1 ANO B

Anônimo disse...

São Paulo por ter um nível de aprendizado baixo a maioria das pessoas falariam que foi por culpa dos professores das escolas públicas,os alunos tbm não querem nada com nada tudo bem q tem professor que tbm não ensina,mais a média baixa foi geral no Estado inteiro,isso é vergonhoso.
Depois dessa eu me empenharia pra tirar uma boa média no próximo levantamento.

Alunas: Cléia nº:04
Mayume nº:15
1ºB

Anônimo disse...

O nosso estado a educação nas escolas não está boa, mas há quem melhore.MS, o índice de MS é muito alto do que o de SP, pois aqui MS, os professores se empenham em dar aulas para os alunos com um aprendizado melhor.A educação no nosso Brasil está cada vez mais precaria,isso acontece por falta de governantes que em vez de tentar ajudar a nossa educação gastam com outra coisa que não é bom para o Brasil.
Na minha opinião as escolas de SP e do RJ estão cada vez pior se os
governantes não tomarem providencias as cidades que dão exemplos para o Brasil vao ficar com co m a imagem feia,mais de que esta.

Cleiton e Cleison
nº06 e 05 1ºB

Anônimo disse...

olha eu acho que isso depende muito do aluno, porque é ele quem faz a escola.
isso nao é bom para o desenvolvimento do brasil pois o futuro depende muito dos alunos
o governo devia dar mais importancia para essa questao, se nenhuma escola conseguiu a média é porque precisa de melhoras na educaçao com mais participaçoes dos pais em relacao ao comportamento ddo seu filho na escola

nome ;diego de souza
n°;8
i°ano b

Anônimo disse...

O ENSINO DE SP NÃO ESTÁ MUITO BOM AS NOTAS ESTÃO ABAIXO DA MÉDIA , MAIS AQUI TAMBÉM NÃO ESTÁ MUITO BOM .
MAS AQUI NO NOSSO ESTADO ESTA
UM POUCO MELHOR, MAS DEVEMOS MELHORAR PORQUE A média AINDA ESTA BAIXA.OS ALUNOS TAMBÉM PRECISAM COLABORAR. o BRASIL É UM PAIS SUBDESENVOLVIDO, POIS, TEM UM NUMERO MUITO GRANDE DE ANALFATISMO EM RELAÇÃO AOS OUTROS PAISES, PARA TERMOS UMA MELHORA EM NOSSO PAIS TERIAMOS QUE COMEÇAR PELA EDUCAÇÃO.
SAMANTHA MACHADO
Nº22 1 B

Anônimo disse...

Alunos: Glauber e Mayck
nºs : 08, 15
A educação brasileira é de péssima qualidade. Sendo que a principal cidade do Brasil possui uma das piores médias com indices muito baixos comparando com outras escolas internacionais.
O texto afirma que apenas, aproximadamente em 2030, é que teremos uma educação equivalente às escolas européias. Ou seja, demorará muito para que isso aconteça. O governo deveria apoiar e investir na educação brasileira para que toda a sociedade possa ter uma educaçao de qualidade. E tambem capacitar os alunos para que possam estar preparados a prestar um vestibular, como consequência conseguir um emprego digno, aumentando a qualidade e a economia cada vez mais.

aurelio disse...

nos tempos de hoje a educação está muito prejudicada pois a maioria dos alunos não estam se preocupando com o estudo, e em muitas escolas o ensino é muito bom um exemplo é a nossa escola pois os professores são exelentes



alunos:Aurélio, Anderson e Victor
nº:03, 02, e 24
série:2ºA

Anônimo disse...

Bom na nossa opinião,em nosso estado nao tem um indice tão baixo como São Paulo.Por exemplo nossa escola José Antonio Pereira ficou em terceiro lugar de desenvolvimento do ensino.Mato Grosso do Sul esta em posição de destaque nacional nos índices de escolarização e de alfabetização. Em relação aos índices de analfabetismo,esses indices são bem menor que em outros estados do Brasil.


Alunas:Grasiely & Vanessa
Nº:09 & 23
serie:2A

Anônimo disse...

E oque falta no sistema de ensino de SP um maior interesse dos alunos para com a escola,e maior participação dos pais na vida escolar dos filhos para poder orienta-los melhor.
um caso quase que vergonhoso para o estado como SP, que é sempre referência para outros estados.


aluno Ederson n°06 Rodrigo n°16 turma 2°A

Jéssica Paganote disse...

O indíce de educação brasileiro é de de péssima eficiência.O investimento educacional é pouco valorizado,principalmente em areas rurais.Em outros países o maior envestimento é na educação.Pois sabem que quanto mais alta a estimativa de ensino,maior será odesenvolvimento financeiro dos alunos.E em consequência, baixo nível de trabalho brasal,diminuindo a quantidade de pobreza,e diminuindo o número de desempregados.
Se o Brasil,investisse mais na educação,na profissionalização dos professores,que isso conta muito também,e na valorização de todas as crianças,dando oportunidades de ter um melhor desempenho escolar,aumentaria o nível de notas no Brasil.Pois a maioria dos alunos,memso desde pequenos,além de estudarem,precisam trabalhar para ajudar no sustento familiar,e isso cança a mente,por que é muita coisa ,muita responsabilidade para pequenas cabeças.Então ajudar a priorizar o ensino ajudaria muito ao Brasil como um todo,pois diminuiria a criminalidade,a mão-de-obra barata,e a pobreza.

Alunas:
Jéssica P 12 2ºA
Steffany 18

Anônimo disse...

Na minha opinião o ensino nas escolas estaduais em São Paulo,o estado dos mais devenvolvidos do país deveria ser muito superior de acordo com a pesquisa.Uma pesquisa Feita na rede globo através do Fantástico para alunos do terceiro ano do ensino médio,prova para 270 alunos do ensino público foi constatado que alunos do estado de Mato Grosso do Sul da escola Joaquim Murtinho ficou em primeiro em todas as disciplinas com a média 6.0.

Aluno:Christiam Andréa Nº:04
Série:2º A

Anônimo disse...

A educação no Brasil vem sendo cada vez pior, vemos isso na postagem de hoje. Mais de três mil escolas avaliadas e apenas TRÊS com notas na média, e nem foram notas tão boas assim!
Aqui em Campo Grande o ensino é mais 'avançado', com um nivel ÓTIMO de professores e escolas, o JAP ( José Antonio Pereira)é um exemplo, ficou em terceiro lugar de 'melhor ensino' em Campo Grande, deixando pra trás MUITAS escolas, e aquele velho lema de que os melhores estudantes, as melhores aulas e os melhores professores estão em escolas particulares.
Aulas diversificadas, professores que fazem da aula normal uma aula, digamos que "alegre,sala de tecnologia, aula ao ar livre, tudo isso, faz com que os alunos fiquem motivados a estudar, e aqui ?! Isso nã falta. E é por essas e por outras que estamos e tudo diz que continuaremos a ser um dos melhores do estado!

Anônimo disse...

Isso mostra que o grau de aprendizado em São Paulo esta baixo,e o governo deveria fazer alguma coisa para ajudar a melhorar isso, mas o governo só preocupa com outras coisas enquanto a educaçao vai ficando de lado.Aqui em Mato Grosso do Sul será aplicada uma prova para o ensino fundamental para analisar e acompanhar o desempenho desses alunos.Para o ensino médio oferece curso antes de ir para a faculdade.

Alunas: Luane e Daizy
Nº 14 e 29
2ºA

Wesley Tessaro disse...

Ultimamente nossos ensinos estão a desejar não por causa dos professor mas sim por nós..
o problema não é só em São Paulo mas aqui tambem existe.
A solução é concientizar que o ensino é fundamental na vida estudantil para o futuro..

ALUNOS:Vander Nº22
Wesley Nº25
Série:2ºA

Anônimo disse...

O ensino brasileiro tem que ser melhorado,pois para melhorar o indice de aprendizagem dos alunos paulistas é preciso investir na rede de educação visando o desenvolvimento socioeconômico do país. Em suma a reprovação do país nessas avaliações poder ser entendida como uma falta de investimentos nas escolas públicas, porém também se observa que se o aluno não for motivado a ir e participar de ações na escola de nada adiantará os recursos empregados na educação, então necessita-se de melhor preparo do corpo docente brasileriro, para que o nosso se equiparar com um país de primeiro mundo.
Alunos: Letícia N°13 & Gustavo N°28
série: 2° A

cris evelin disse...

Os investimentos em educação no Brasil tem que ser maiores, para que o ensino na rede pública possa melhorar.São Paulo não está muito diferente dos outros estados brasileiros.O ensino no Brasil tem que avançar muito para que possa se igualar ao dos países desenvolvidos.Umas das idéias que que foi apresentada, para melhorar o ensino no Brasil foi de desenvolver um plano especial para as unidades com pior desempenho, usando professores tutores em sala de aula para ajudar os demais professores.
Pode ser que essa seja um bom meio de começar a resolver esse problema mais não pode ser a unica ação a ser tomada pelos governantes.

nº:05 e 07
2ºA

Anônimo disse...

Isto mostra como que a educação está prejudicando o desenvolvimento
do país. Como pessoas que atingem
"1,4" na média, conseguirão mudar a história de um país como o Brasil. O Governo tem que mudar o sistema de aprendizado nas escolas do país. Não é só o governo que tem que tomar medidas, mas também a sociedade brasileira tem que ter consciência do que está ocorrendo,por que isso é uma vergonha, para um país que está desenvolvendo.

Alunos: Fabrício e Nickollas
Série: 3º A
Nº: 14 e 28

Anônimo disse...

A qualidade no ensinou no estado de são paulo está muito ruim.O resultado nas notas dos alunos demonstram isso.
O estado de são paulo precisa de grandes mudanças no seu sistema de ensino , colocando professores mais qualificados e o governo investindo mais nesses jovens.
Para um Bom ensino precisa-se de um bom pagamento ou seja , melhorias no salário dos professores.
O estado de São paulo investe muito na área industrial , deixando de investir mais na educação , isso tambem pode ser um dos fatores esse baixo nível de aprendizagem.
Os pais também poderiam ajudar mais a seus filhos , incentivando-os a estudar , para que tenham uma boa carreira escolar , assim terão mais tranquilidade e preparo para o mercado de trabalho futuramente pois os jovens de hoje estão muito desinteressados.

[b] Alunos : Bryan e Jéssica N° 09 e 20

Anônimo disse...

Concordamos que o ensino da rede pública da cidade de SP está em constante declive. Fatores que estão influenciando isso são: a falta de conhecimento nas disciplinas de Português e Matemática e idade avançada de alunos para a série em que estão.
Já no MS, o ensino tem aumento entre as escolas da rede estadual, levantamentos feitos para saber o grau de aprendizagem entre todas as escolas do estado, deixou uma escola estadual em 3º(terceiro) lugar, ficando atrás apenas do Colégio Militar e de uma escola da rede privada. Isso mostra que temos um ótimo ensimo comparado ao estado de SP.

Nº: 5,6,10
3ºA

Anônimo disse...

A relação entre MS e SP.É bastante diferenciado por são paulo ser um estado de alto desenvolvimento em vários termos principalmente qando falamos em ensino,como vimos na postagem o Mato Grosso do Sul não atingiu a meta de notas ou seja o ensino está muito fraco,o qe será qe esta acontecendo será qe é o problema da escola os professores ou então os alunos.Não de ninguem qe citei, mas acho qe poderia sim sder problema do estado, qe naum é muito voltado para a educação qe nem em sp.Esta certo qe SP naum esta em melho desempenho na educação apenas 2 escolas conseguiu atingir a meta de nota 6 portantu SP tem muito qe fazer pra conseguir fazer com que todas as escolas atingem a nota 5.Mas mesmo assim MS naum fica muito atrás não por eu naum ter visto os resultados mas acho qe a educação esta muito boa em nosso estado.

ANDERSON 3ªA J.A.P

Anônimo disse...

O estudo no Estado de SP esta muito fraco em relação a todos escolas (municipais e estaduais)os alunos estão tirando notas muito baixas ex:2,54, sendo que a estrura de São Paulo é tão forte o ensino médio e o fundamental de uma cidade desenvolvida.
Há muito desentereses pelos alunos, nem em todos os casos.
O Governo tem que investir no ensino da escolas contratando professores capacitados,com isso vai ter uma grande evolução dos alunos.

Anônimo disse...

Foi feito um levantamento sobre o ensino na rede estadual de São Paulo e foi constatado que o grau de aprendizagem das escolas estão muito a baixo dos países desenvolvidos.
Apenas três escolas de São Paulo tiveram índice na média. Isso significa que o grau de conhecimento das matérias pelos alunos estão muito ruim .
Na nossa opinião o governo de São Paulo terá que investir muito mais na educação, pois o resultado mostra que a educação está muito baixa nas escolas estaduais.
Aqui no MS a aprendizagem está sendo melhor devido ao empenho de professores, diretores e os próprios alunos que estão recebendo uma educação de qualidade que esta sendo admirado pelos os outros estados do Brasil.

nomes:ALLYSON Nº:02 CRISTIANO Nº:11
3ºA

Anônimo disse...

Atualmente, o ensino nas escolas públicas é de má qualidade, pois a falta de incentivo prejudica os alunos dessa rede. Como podemos perceber no texto de apoio que mostra o resultado de uma pesquisa feita no estado de São Paulo confirma que os alunos não estão qualificados o quanto deveriam estar para se tornarem bons profissionais.
O ensino médio deveria capacitar melhor os estudantes, contudo podemos perceber que o ensino fundamental apesar de também ter uma média baixa, sua nota está melhor do que o ensino médio, isso no estado de São Paulo.
O que pode ser um bom sinal, pois esses alunos quando passarem para o ensino medio terão uma nota melhor do que os que estudando agora.

Alunos: Fran,Isis e Mário
Nº: 16,37 e 27
3º A

Anônimo disse...

ALUNAS:HARYANNE K.S. NOLASCO Nº 18
GRACY KELLY Nº 17.
Serie:3ªA
Pela pesquisa o nível de escolaridade de São Paulo está realmente baixo, mas não acredito que este problema seja só deste estado.Vejo que a educação em nosso estado em nível de números desconheço, mas as escolas municipais por onde estudei os niveis de nota baixa eram pequenos.Mas sei que em muitas escolas estaduais o que acontece é falta de livros, professores que as vezes não tem afinidades com certos alunos passam a dificultar o ensino para eles sendo que a obrigação dele não é ter afinidade e sim proporcionar um bom ensino, ajudando os alunos, assim começa a erradicação escolar, e as secretarias procuram soluçoes paliativas, sendo que deveria ser apuradas estas e muitas outras irregularidades concerteza a erradicação escolar seria menor o ensino no Brasil seria melhor.Alguns não gosta da profissão e levam para sala de aula toda a sua frustração causando nos alunos desinteresse.Como aluna gostaria que a história da educação no nosso País fosse diferente, porque assim não teriamos tanta desigualdade social e teriamos um País mais justo.Você professor, diretora pode começar fazer a diferença em nossa escola, quer que o Brasil mude, comece você a fazer a diferença, como diz um ditado popular de GRÃO EM GRÃO A GALINHA ENCHE O PAPO

Anônimo disse...

O esnino de São Paulo esta baixas por falta de estrutura, não é só culpa de professores ou dos alunos, e sim a falta de estrutura nos ensino, novo projetos para ensentivar o aprendizagem do alunos, ja aqui no nosso estado a Ensino é uma das melhores, aqui na nossa escola temos professores bem capacitados para seguir seu objetivo que é o aprendizagem do aluno.


alunas: Maria Cardoso e Rosély
Nº:24 e 31

Anônimo disse...

A relação entre MS e SP.É bastante diferenciado por são paulo ser um estado de alto desenvolvimento em vários termos principalmente qando falamos em ensino,como vimos na postagem o Mato Grosso do Sul não atingiu a meta de notas ou seja o ensino está muito fraco,o qe será qe esta acontecendo será qe é o problema da escola os professores ou então os alunos.Não de ninguem qe citei, mas acho qe poderia sim sder problema do estado, qe naum é muito voltado para a educação qe nem em sp.Esta certo qe SP naum esta em melho desempenho na educação apenas 2 escolas conseguiu atingir a meta de nota 6 portantu SP tem muito qe fazer pra conseguir fazer com que todas as escolas atingem a nota 5.Mas mesmo assim MS naum fica muito atrás não por eu naum ter visto os resultados mas acho qe a educação esta muito boa em nosso estado.

ANDERSON 3ªA J.A.P nª4

Anônimo disse...

O ensino hoje é voltado para as classes altas. Ou seja, as escolas particulares estão passando seus alunos por extratos bancários, pelo que eles pagam e não pelo que eles
Aprendem. Não estão se importando com o aprendizado de seus futuros concorrentes na área do mercado mundial.
São Paulo ao invez de investir na educação e no seu ensino que esta abaixo do esperado, por ser uma capital de alto nível deveria.Esta preocupada com sua industrialização de comercio.Por esse e outros motivos deve ter ocasionado a queda da média alcançada.

Alunos:Helaine nº19 Adones nº33
série: 3ºano A

Anônimo disse...

É certo que a educação no Brasil é defasada. Em alguns estados mais em outros menos. Em São Paulo por exemplo a média é muito baixa e esta defasagem de deve por motivos de escolas com situações precarias, professores descapacitados e alunos sem interesse próprio. Em mato grosso do Sul não é diferente a defasagem dos alunos se deve pelo mesmo motivo do estado de São Paulo. Dados do MEC indica que a média nacional dos dois estados é de 3,8 abaixo da média requerida.
alunas: FERNANDA, MARIANA, KELLI
n°15, 26, 39
sere: 3° A

Anônimo disse...

o que eu tenho a falar,é que eu não sei se.Os alunos foram reprovados por causa dos professores ou deles mesmos.
Hoje em dia na minha opinião tem muitos alunos dinsinteressados,mas também,tem muitos professores que ensinam muito mal!!!!!!!!!!!!como por ex:o professor(a)ensina que 1+1é 2 mais não ensina por que 1+1 é 2 entendeu mais oumenos professor!!!!!!!!!!!e é essa minha opinião.
aluno:altemir josé série:1ºano B
numero:3

Anônimo disse...

Alunos:Rodrigo,Liniker Nº:36,22
Serie:3ºano A

Que a educaçao do nosso pais é uma verdadeira vergonha,isso e fato,porem,ao contrario de muitas coisas,isso tem solução.
Basta apenas conscientizara todos que o conhecimento é a unica coisa que ninguém vai nos tirar,e que é nele tambem que iremos nos apoiar,e garantir nosso futuro.
Infelizmente não é isso que ocorre,pois o resultado disso esta escancarado em pesquisas dos censos escolares.
Como mostra pesquisas em Sao Paulo a nota mais alta obtida por alunos do ensino médio foi 1,41,isso é um absurdo,os fatores que levam à isso sao:Idade avançada com relaçao a série que estao e o precario conhecimento em portugues e matematica.
Ja o mato grosso do sul não chega a tal vergonha,levantamentos feitos para saber o grau de aprendizagem entre as escolas do MS mostra que temos escolas estaduais com otimos resultados um exemplo disso foi a escola que ficou em 3ºlugar ficando atras apenas de uma escola privada e o colegio militar,com base nesses dados podemos comprovar que o nosso estasdo esta com um grau de aprendizagem satisfatorio com relaçao à Sao Paulo.

Anônimo disse...

O estudo no Estado de SP esta muito fraco em relação a todos escolas (municipais e estaduais)os alunos estão tirando notas muito baixas ex:2,54, sendo que a estrura de São Paulo é tão forte o ensino médio e o fundamental de uma cidade desenvolvida.
Há muito desentereses pelos alunos, nem em todos os casos.
O Governo tem que investir no ensino da escolas contratando professores capacitados,com isso vai ter uma grande evolução dos alunos.
Bruno-Suellen-Adriano
Série:3ºA nº35,01,38

Unknown disse...

os dados mostram que a educaçao em Sao Paulo esta precaria pelo fato dos governantes nao apoiarem adequadamente o desenvolvimento da educaçao.
ja no nosso estado a educaçao so evolui pois somos privilegiados pela boa administraçao e com isso o ensino so tende a melhorar em nosso estado

nome:ana claudia e jessica
n°2e17 1°a

Anônimo disse...

Alunas:Kelly Chrystiane,
Vanessa Nunes
n:20,33 serie:1ªA

O ensino das escolas estaduais ainda é bastante precário. E em São Paulo,como a mais populosa e desenvolvida deveria ser melhor que nos outros estados!
O Brasil ainda é subdesenvolvido porque tem um número muito alto de analfabetos. O país não investe na educação para Todos principalmente para pessoas de baixa renda, o que seria um bom começo para um país melhor,em todos os sentidos. É revoltante que, enquanto muitos tem tudo, outros não tem nada nem o mais importante,a educação.A relação entre MS e SP.É bastante diferenciado por são paulo ser um estado de alto desenvolvimento em vários termos principalmente qando falamos em ensino,como vimos na postagem o Mato Grosso do Sul não atingiu a meta de notas ou seja o ensino está muito fraco,o qe será qe esta acontecendo será qe é o problema da escola os professores ou então os alunos.

Anônimo disse...

Gilçara Maria de O. Costa nº14
1º ano C - mat

Professor, eu procurei dados concretos sobre o ensino educacional de MS mas não encontrei. Consultei o MEC,SED,IBGE e não consegui estas estatisticas específicas do estado.
Sòmente no Ideb, eu consegui dados (inclusive são de hoje 11-06)porém se trata da região centro-oeste e diz o seguinte: ...os estados do centro-oeste superaram os índices previstos para 2007 a 2009.As séries iniciais obtiveram nota 4,3 ;as séries finais 3,9 e o ensino médio nota 3,9 ,sendo que as previsões e metas eram:3,6 ; 3,4 e 3,4 respectivamente.
Portanto, estou desprovida de parâmetros para avaliar o ensino escolar entre os estados de MS e SP,porém quero registrar aqui o meu conceito pessoal sobre a educação pedagogica de MS.
Comparando com décadas anteriores - posso falar por experiência propria - o ensino escolar de hoje em nosso estado é muito superior e de fácil aquisição e digo mais , atualmente só não estuda quem não quer, pois o estudante recebe todo o suporte do governo para poder adquirir a educação nescessária é só saber aproveitar.

Anônimo disse...

Gilçara Maria de O. Costa nº14
1º ano C - mat

Professor, eu procurei dados concretos sobre o ensino educacional de MS mas não encontrei. Consultei o MEC,SED,IBGE e não consegui estas estatisticas específicas do estado.
Sòmente no Ideb, eu consegui dados (inclusive são de hoje 11-06)porém se trata da região centro-oeste e diz o seguinte: ...os estados do centro-oeste superaram os índices previstos para 2007 a 2009.As séries iniciais obtiveram nota 4,3 ;as séries finais 3,9 e o ensino médio nota 3,9 ,sendo que as previsões e metas eram:3,6 ; 3,4 e 3,4 respectivamente.
Portanto, estou desprovida de parâmetros para avaliar o ensino escolar entre os estados de MS e SP,porém quero registrar aqui o meu conceito pessoal sobre a educação pedagogica de MS.
Comparando com décadas anteriores - posso falar por experiência propria - o ensino escolar de hoje em nosso estado é muito superior e de fácil aquisição e digo mais , atualmente só não estuda quem não quer, pois o estudante recebe todo o suporte do governo para poder adquirir a educação nescessária é só saber aproveitar.

Anônimo disse...

São desagradáveis os números do resultado da pesquisa feita em São Paulo, pois é o estado que deveria ser mais bem colocado no país, pelo alto desenvolvimento do estado. Não só em São Paulo, mas em todo Brasil o governo deveria investir duramente na educação, pelo fato desta ser a melhor saída para o desenvolvimento do país.


Alunos: Amides/Reginaldo/Ricardo
Nº03/23/24 Série:2ºB Matutino

Unknown disse...

Alunas:Adrielly Romão e Franciele Rodrigues nºs: 01 e 10 2 ”b”

O ensino em nosso país esta em declínio de certa forma, porém não podemos generalizar essa situação, afinal existem escolas tanto particulares quanto estaduais que são de ótimo nível, independente de qual estados elas pertençam.
A escola é um conjunto que envolve muito além de ensino, é uma cumplicidade, é um prazer em ensinar e principalmente de aprender.
As maneiras também como se ensinam devem ser de certa forma favoráveis para um bom aprendizado, pois o prazer de aprender é muito melhor do que a obrigação.
Entre o estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo existem patamares diferentes em relação aos resultados de ensino, entretanto a melhoria de cada escola deve ser feita pelos próprios alunos e professores, afinal são eles que as constroem.
Acreditamos que um dos motivos desse índice seja o próprio desinteresse vindo dos alunos, porque quando temos uma meta devemos segui-la até o fim, mesmo que isso exija muito de nós.
Atualmente além de falta de interesses pelos estudos muitos dos jovens acabam não seguindo uma carreira, o que acaba resultando numa decadência ainda maior quando se trata de ministério de educação.
Uma solução?
Uma maior preocupação vinda de todos os lados,quando o assunto for o futuro de nossa juventude, afinal somos nós quem iremos construir o Brasil de amanhã.

Unknown disse...

Nós achamos que todos os estados podem ter um ensino bom.Mas tambem não depende apenas da escola, mas da força de vontade dos alunos e professores.
O ensino das escolas estaduais de São Paulo e de outros estados podem melhorar, se cada um fizer a sua parte e se o governo ajudar, dando mais livros e mais recursos as escolas do nosso país.

Alunas: Helena e Ingrid
N°. 14 e 16
1° A

Anônimo disse...

Na minha opinião o ensino nas escolas estaduais em São Paulo,o estado dos mais devenvolvidos do país deveria ser muito superior de acordo com a pesquisa.Uma pesquisa Feita na rede globo através do Fantástico.
A educação brasileira é de péssima qualidade. Sendo que a principal cidade do Brasil possui uma das piores médias com indices muito baixos comparando com outras escolas internacionais .
Isso pode ser também a falta de vontade dos alunos para estudar por isso as notas tão baixas .


Nome ; Obedis e Pedro .
N;35 e 36
Serie ; 1A

Unknown disse...

Os dados estao mostrando que o ensino de Sao Paulo esta muito fraco,pois a maioria dos alunos estao em series atrasadas.As escolas tem o mesma verba que um país rico e mesmo assim nao investem no ensino de Sao Paulo,outros funcionarios que nao tem a funçao de ensinar as vezes tem que ajudar.E assim cada vez mais o ensino ficará desvalorizado.Esta também faltando interesse dos alunos.

Nome:Ediely Adriane n°09 1°anoA

Anônimo disse...

Alunas:Estefanny e Sara
Nº11 e 26
1ºA
A educação no Brasil esta cada vez mais piorando.Se o ensino continuar assim muitos alunos vão ser prejudicados nos vestibulares ou em qualquer prova que fizerem.
O ensino de MS não é muito bom, mas da sentir a diferença entre os ensinos do resto do Brasil,isso porque a prova realizada em SP foi só com o oitavo(EF) e terceiro ano do(EM),se fosse feito com as outras série as notas poderiam ter sido pióres,mas já dava pra ter idéia das dificuldades dos alunos e aí eles poderiam melhorar o ensino.Mas tambem esta faltando professores qualificados para dar um ensino melhor e os alunos tambem tem que se enteressar pelo os estudos e correr atrás dos seus objetivos.O estudo é tudo se não estudarmos não alcansaremos nossos objetivos.

Anônimo disse...

Na minha opinião o ensino nas escolas estaduais em São Paulo nao sao bons, é o estado dos mais devenvolvidos do país deveria ser muito superior de acordo com a pesquisa.
Os curriculos dos alunos nao sao bons e nao tem desempenho, e quase nada de aproveitamento nos curriculos.
Tem escolas que tem bom desenpenho mais sao os alunos que nao sabem aproveitar.
O ensino tem melhorado muito, mais ainda presisa ser melhorado ainda mais para chegar a sua media (6.0)
Na minha opinião aqui em nosso estadado as escolas estaduais são melhores que as municipais.
Aluna:Thamile Izaias N:31
Aluna:Talita Rosa N:29
Série:1 ano A

Anônimo disse...

Nomes: *André e Tatiane...*
N°s:03 e 30
Série: 1° ano "A"

Em nossso ponto de vista as escolas de São Paulo não são exatamente preparadas para dar o ensinamento necessário que as crianças do nosso país precisam...
Foi comprovado que apenas três escolas entre as três mil do estado de São Paulo conseguiram atingir a média 6.
Aqui em Campo Grande, MS a escola José Antônio Pereira, cuja eu estudo, foi considerada uma das três com melhor ensino do estado...
Muito melhor do que muitas escolas estaduais por aí que antes foram consideradas umas das melhores...
Todas essas críticas vieram por causa do mau desempenho dos professores em seu ensino, livros ruins, alunos desinteressados além de um ambiente e notas não muito agradáveis.

Anônimo disse...

Na nossa opinião o indice de escolaridade no estado de Sao Paulo é muito baixo,a muitos fatores que influenciam este indice de baixa escolaridade, por exemplo:
Professores mau qualificados, falta de enteresse dos alunos, a verba curta e livros ruins.
Por isso e dificil dizer qual foi o principal fator que influciou no baixo indice de escolaridade.´
É dificil entender como o estado de São Paulo é tão desenvolvido em varios fatores, e o indice da educação é tão baixo, e alguns outros estados não tão desenvolvidos como SP apresentam indices de educação mais altos.

Nomes:Victor ,Samuel e Edson.
Nº:34,25,10.
Série:1ºA.

Unknown disse...

O texto fala muito claramente que o estado de São Paulo tem um ensino muito baixo comparado com paises desenvolvidos.
Não é atoa q nosso pais esta abaixo da media de um ensino qualificado, pois o país não investe na educação para todos principalmente para pessoas de baixa renda, o que seria um bom começo para um país melhor,em todos os sentidos. O interessante é que enquanto muitos tem de tudo o pobre nem a educaçao qualificada pode ter. Os políticos estão preocupados com a falta de combustível para o país, e se esquecem de fazer melhorias na área da educação.
Mato Grosso do Sul esta em posição de destaque nacional nos índices de escolarização e de alfabetização. Em relação aos índices de analfabetismo, mato Grosso do Sul ficou entre os 11 estados com menores índices do País,mesmo com a falta de recursos.


nome:Marcelo freitas,Luiz felipe velazquez,Dener Lopes
Nº:23,22,08

serie:1°A

Anônimo disse...

Na minha opinião eu acho q o governo deveria agir alguma coisa e ver q a cada dia q passa o nosso ensino esta ficando uma ruim,por falta de livros,de professores bons q não vem pra escola passa qualquer coisa pro aluno só pq sabe q no final do mês vai ter seu dinheirinha,isso tem q mudar...em comparação de São Paulo e Mato Grosso do Sul,MS esta com ótima nota.Nós precisamos do apoio do governantes pq a educação no Brasil esta cada vez mais precaria,a educação no Brasil parece ñ ter importância para as autoridades...você professor,diretor pode fazer a diferença em nossa escola,quer q o ensino do Brasil mude?então comece vc a fazer a diferença...

alunas:Stephanie kenig n°27

Caroline n°06

série:1°A

TaTáh... Florzitaáh disse...

O estado de São Paulo ás vezes por ser um estado bem desenvolvido que tem a maior cidade do Brasil, passa uma impressão de que tem um ensino de muita qualidade mais nem tudo que parece é. Segundo o teste que foi realizado nenhuma escola da cidade de São Paulo conseguiu atingir a média 5. Em Mato Grosso do Sul o resultado não é muito diferente. Foram divulgados os índices do ideb(indice de desenvolvimento da educação básica), falam que foram atingidas as metas de 2009, mas essas metas são muito baixas todas abaixo de 5.
O ensino de Mato Grosso do Sul não está com boa qualidade, mas o governo tenta ir empurrando pra ver se um dia alcança uma meta que vale a pena ser divulgada.
Alunas: Julimaira, nº19
Thays, nº 32
1º "A"

Anônimo disse...

na minha opiniao eu axo que sao paulo tem economias suficiente para envestir mais na educação ,
e tbm nao é so sao paulo que esta reprovada na rede estadual de ensino tem varios estados tbm
que estam bm piores do que eles o
brasil so vai pra frente quando os nossos politicos tomar vergonha na cara e envestir mais nos estudos do nosso pais e parar de comprar carroes pra eles e mansões..etc..

Anônimo disse...

na minha opiniao eu axo que sao paulo tem economias suficiente para envestir mais na educação ,
e tbm nao é so sao paulo que esta reprovada na rede estadual de ensino tem varios estados tbm
que estam bm piores do que eles o
brasil so vai pra frente quando os nossos politicos tomar vergonha na cara e envestir mais nos estudos do nosso pais e parar de comprar carroes pra eles e mansões..etc..

ALUNO:david verao de souza..

n°:07

serie:1°C

olha o outro ficou sem nome por isso estou mandando esse.

Anônimo disse...

Alunos brasileiros estão aprendendo mais, e com consequências, a média nacional está aumentando, mais infelizmente ainda temos um grande abismo a ser passado, pois a média ainda não está boa.
Um dos estados que tiveram sua média mais aplaudida foi o Nordeste que passou de 2,9 para 3,5, mostrando que ops nordestinos estão estudando mais.
Mas essa batalha ainda tá só no começo, falta ainda muito pra alcançar uma média boa pra nosso país.

Nome: Thalyson e Marcelle
n° 23 e 32
Série: 3°A

Anônimo disse...

A Educaçao em sp esta muito ruim e isso esta prejudicando os connhecimentos dosa alunos nas escolas do brasil e a educaçao do nosso estado esta melhor q de outros se compararmos e isso e bom.noticia boa p/o esnsino fundamental q alcançou a meta[3;1]saltou p/[3;4].A educaçao no brasilesta muitoo++ruim isso pq por causa dos governantes.E dizem no governo q a educaçao melhora-raem 2030dizem eles;mais nao dempedemos disso e so cada estado e escola e tbem alunos pensar e acreditar q o ensino pode melhorar.
Aluna;Daniele lopes gonçalves nº07
Serie;1anoA

Unknown disse...

Alunas:Geuza e Monique ^^
Nº:13 e 24
Serie:1ªA

Na nossa Opiniao é que a educaçao do nosso pais é uma verdadeira vergonha.Isso pode ser mudado se cada um fazer sua parte,porque so colocando a cupa no presidente do Brasil nao da.O resutado desse pesquisa é uma vergonha para a cidade de Sao Paulo POr ser uma cidade bem desenvolvida e por ser considerada a maior cidade do Brasil teria que ser um exemplo para as outras.As autoridades de Sao Paulo se importa mas como outras coisas e se esquece da educaçao de sua cidade,isso tem que ser resolvido porque o estudo é a unica coisa que na situaçao deles nao pode ser roubado.

Anônimo disse...

bom....
quando se fala na cidade de São Paulo aparenta que ela é maravilhosa em tudo, é pode ate ser a maior cidade do Brasil, mas como vimos na pesquisa ela tem um pessimo ensino.
Uma coisa interessante é que todos só se importam com o país crescer e se desenvolver financeiramente é claro, mas com a educação que é bom nada!!!
Mas a culpa nao é so do governo ou dos professores é na maior parte dos alunos, pois muitos vão à escola so por ir!
Para melhorar o nosso ensino precisa sim da ajuda do governo e de professores qualificados mas, os alunos tambem tem que mostrar o seu interesse em estudar e aprender....
entao vamos fazer a nossa parte pra que o Brasil cresça na educação! ^.^

Alunas: Amanda e Lays!!!
Nº: 01 e 21
serie: 1º A

Anônimo disse...

Essa pesquisa q foi feita em Sao Paulo mostrou o quanto o SP esta á baixo no ensino,nao é isso q nos iteressa,a educaçao do nosso estado esta ábaixo,nao é pelofato do JAP estar em 3ºlugar q isso vai significar q está bom.


nome:Joao Vitor Bego Nº 18 Série 1° A

Anônimo disse...

Nosso ensino eo de SP é devagar pois não temos muitas condiçoes. Na prova que foi feita 3 escolas conseguil boas notas para que isso seja mudado o governo tem que ter consiençia das condisoes das escolas , dos professores e alunos.
Já em campo grande as medias das escolasestão melhorando o jap esta em terceiro lugar com esse resultado mostra que não estamos tão ruim

Anônimo disse...

O relatório feito pela ONU é extremamente preocupante. Mostrando que o Brasil lidera índices do aumento de consumo de drogas. As regiões brasileiras que lideram o ranking, por acaso, são as que têm as cidades mais violentas do país como São Paulo e Rio de Janeiro. O aumento nessas regiões se dá pelos grupos ligados ao tráfico internacional de drogas, por serem estados litorâneos, podem receber drogas da África, e de outros continentes.
Além das drogas, os relatório destaca o aumento do uso de anfetaminas e estimulantes sintéticos, onde o Brasil também é um do líderes em consumo. Esses dados nos mostraram o quanto o Brasil tem problemas em relação a entorpecentes, devemos nos conscientizar e fazer o possível para que nos próximos o Brasil não esteje mais entre os líderes.

Alunos: Cássia, Líniker, Paulo e Rodrigo
N: 10,22,28,36
3ºA

Anônimo disse...

Não só em São Paulo, também em outros estados o ensino nas escolas públicas vem decaindo, o que é uma vergonha para o país.
Os governantes ao invés de investir na educação dos jovens, acabam por não dar prioridade a um fator tão importante que possa vir a decidir o futuro do país.

Daniele de Leon n° 12
Série: 3° A

Anônimo disse...

No Brasil a rede de ensino pública está muito precária.
Um exemplo nítido e o levantamento que foi feito recentemente nas escolas de são paulo;e o resultaldo? Uma lástima,O que já era de se esperar.Eles ainda dizem que o Brasil esta ''melhorando'' pois a média que era de 3,8 subiu para 4,2; Isso foi uma evolução ''FANTÁSTICA''para os governantes;Quanta ignorância!
A média no Brasil é 6,e eles estão felizes com um mero 4,2.
Não só as escolas públicas de São paulo como as do Brasil inteiro estão precisando urgentemente de uma Atenção maior dos governantes para melhorar a educação de nossas crianças e de nossos jovens.
Onde iremos parar assim?
O Brasil que já é um País de terceiro mundo com crianças ''burras''que não sabem nada.E os ''jovens''sem nem uma preparação,pois na escola não tiveram se quer uma noção de ensino básico.
Precisamos melhorar se não a tendência e só piorar!

ALUNAS: KÁREN E JÉSSICA
N°15, 14..
SÉRIE:2°B

......S.C.C.P;;;;S2..^^

Anônimo disse...

O nosso ensino não deve nada para o de São Paulo, Por que eles acham que são melhores que nós por serem uma capital grande, e isso é errado, por que tudo que vem fácil vai fácil, exemplo: lá eles tem mais oportunidades e muitas vezes não dão valor, e pra nós que sabemos que aqui é um lugar de poucos recursos, temos que valorizar cada chance que aparece no nosso caminho. Por isso o nosso ensino não deve nada para o deles, e essa idéia de melhor não existe, o que existe são as oportunidades bem aproveitadas.

Nomes: Isabelle, Thayane e Philipe
Numeros: 12, 26 e 22
Série: 2ºB