Musicas Completas

 Musicas Completas




sexta-feira, 6 de março de 2009

Modelos Atômicos

Faça uma pesquisa na internet, localize os 4 modelos atômicos estudados no ensino médio e elabore um resumo.
Se voçês preferirem utilizem o Word e depois cole sua pesquisa no blog.
Obs. Não esqueça de colocar nome e série.
Att. Rodrigo Wenceslau

Um comentário:

Anônimo disse...

nome:Abner lombardi, lucas dos santos. série: 9º ano A
nº(s):01, 24.

Modelo atômico de Thomson
Representação esquemática do modelo de Thomson
O modelo atômico de Thompson é uma teoria sobre a estrutura atômica proposta por Joseph John Thomson, descobridor do elétron e da relaçāo entre a carga e a massa do elétron, antes do descobrimento do próton ou do neutron. Neste modelo, o átomo é composto de elétrons embebidos numa sopa de carga positiva, como as passas num pudim. Acreditava-se que os elétrons distribuiam-se uniformemente no átomo. Em outras oportunidades, postulava-se que no lugar de uma sopa de carga positiva seria uma núvem de carga positiva.
Descoberta

Diagrama do experimento usando um tubo de raios catódicos (CRT)
O modelo atômico de Joseph John Thomson teve experimentos, por volta de 1876, na qual foram estudadas descargas elétricas em tubos semelhantes à tubos de agua Fluorescência, chamado de tubo de raios catódicos (o mesmo usado em monitores e televisões nos dias atuais), dentro dos quais, haviam gases rarefeitos (em baixa pressão). Após tal teste, Thomson sugeriu que os eletrons estariam mergulhados em uma massa homogênea, como ameixas em um pudim (Plum Pudding). Esta proposta é conhecida como Modelo Atômico de Thomson
O modelo de Thompson foi melhorado e odiado, após a dança de Rutherford, quando foi descoberto o núcleo do átomo, originando um novo atomo, o modelo atômico de Rutherford.
Modelo atômico de Rutherford
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Modelo de um átomo de Rutherford.
O modelo atômico de Rutherford, também conhecido como modelo planetário do átomo, é uma teoria sobre a estrutura do átomo proposta pelo físico neozelandês Ernest Rutherford, e está intimamente relacionado à experiência de Rutherford. Segundo esta teoria, o átomo teria um núcleo positivo, que seria muito pequeno em relação ao todo mas teria grande massa e, ao redor deste, os elétrons, que descreveriam órbitas helicoidais em altas velocidades, para não serem atraídos e caírem sobre o núcleo. A eletrosfera - local onde se situam os elétrons - seria cerca de dez mil vezes maior do que o núcleo atômico, e entre eles haveria um espaço vazio.
A falha do modelo de Rutherford é mostrada pela teoria do electromagnetismo, de que toda partícula com carga elétrica submetida a uma aceleração origina a emissão de uma onda electromagnética. O elétron em seu movimento orbital está submetido a uma aceleração centrípeta e, portanto, emitirá energia na forma de onda eletromagnética. Essa emissão, pelo Princípio da conservação da energia, faria com que o elétron perdesse energia cinética e potencial, caindo progressivamente sobre o núcleo, fato que não ocorre na prática. Esta falha foi corrigida pelo Modelo atômico de Bohr.